1

O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO

Posted by Clenio on 15:31 in
Um dos mais inequívocos sinais de que a criatividade anda passando longe dos estúdios de Hollywood é o fato de que nem mesmo livros de autoajuda andam escapando de adaptações cinematográficas. Enquanto "Ele não está tão a fim de você" ainda tinha um potencial razoável, por falar de relacionamentos com um tom cômico/romântico, o novo exemplar dessa tendência assustadora tem um público-alvo um tanto mais restrito: "O que esperar quando você está esperando" - baseado na bíblia das gestantes, escrita por Heide Murkof - tem na plateia feminina e mais especificamente naquelas que sonham em ser mães (ou já o são) sua esperança de bilheteria. E a julgar pela qualidade do produto final só mesmo sua boa-vontade pode salvá-lo do desastre. Poucas vezes uma comédia romântica foi tão enfadonha e sem graça quanto este novo trabalho do inglês Kirk Jones (que já havia transformado um sensível filme de Giuseppe Tornatore no pálido "Estamos todos bem").

Assim como os criticados últimos filmes de Garry Marshall - "Idas e vindas do amor" e "Noite de ano-novo" - essa versão do best-seller absoluto das futuras mamães é em formato episódico, mas, ao contrário dos filmes do cineasta de "Uma linda mulher", mantém uma impressionante regularidade: todas as histórias são chatas e desinteressantes, forçando humor e drama com a sutileza de uma britadeira. Ao tentar atingir as mais variadas formas de gravidez - e assim aumentar a bilheteria - o roteiro esbarra em clichês, é superficial e, pior ainda, é cansativo ao extremo, repetindo as mesmas situações durante todos os longos 110 minutos de exibição. E não ajuda nem um pouco contar com Cameron Diaz - chata e histérica como sempre - como uma das protagonistas.

Diaz interpreta a apresentadora de um programa que ajuda pessoas obesas a emagrecerem que fica grávida do dançarino Evan (Matthew Morrison, de "Glee"), seu companheiro de um programa de TV tipo "Dança dos famosos". A grande questão do relacionamento deles (pra sentir a profundidade do tema) é se o bebê será circuncidado conforme o pai deseja. Elizabeth Banks nunca esteve tão apática quanto na pele de Wendy, a dona de uma loja especializada em produtos de bebê que finalmente, depois de anos de tentativa,  consegue engravidar de Gary (Ben Falcone) e precisa lidar com o fato de que seu sogro (Dennis Quaid) também será pai novamente, dessa vez graças à sua relação com uma mulher muito mais jovem. A ótima Anna Kendrick faz o que pode com sua Rosie, a dona de um trailer de alimentação que engravida depois de uma única noite com o "rival" e colega de escola Marco (Chace Crawford) e se sente na obrigação de formar uma família. E, por fim, Jennifer Lopez e Rodrigo Santoro vivem um casal que, sem conseguir engravidar, busca na adoção de um bebê etíope a solução para seu desejo de ser pais.

Essas histórias são jogadas na tela sem maior delicadeza ou inteligência, cansando a paciência do espectador mais bem-humorado. E, se como comédia o filme funciona pouco, como drama, então, chega a ser sofrível. Um exemplo claro acontece perto do final da projeção, quando as roteiristas - sim, são mais de uma - achando que não tinham sido suficientes sádicas, resolvem forçar uma tragédia (para resolvê-la em menos de dois minutos e de forma sonolenta). A única coisa que se salva em todo o filme - e mesmo assim apenas em comparação com o restante - é o Clube dos Pais, onde um grupo de homens se reúne para cuidar dos filhos pequenos e proporcionar à plateia os poucos diálogos engraçados (e, para surpresa de todos, entre esses pais encontra-se um comportado Chris Rock).

"O que esperar quando você está esperando" é um saco. Talvez as mulheres consigam rir e se identificar, mas só elas. De vingança, os homens podem arrastá-las para uma sessão de "Batman, o cavaleiro das trevas ressurge". Almas serão salvas.

|

1 Comments


Hollywood está cada vez especialista nestes comédias estilo "família" sem graça alguma.

Os dois filmes de Garry Marshall que você citou são um grande desperdício de tempo e de elenco.

Abraço

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates