1

ALANIS MORISSETTE - AS PREFERIDAS

Posted by Clenio on 03:05 in
Está chegando a hora... Dia 09 de setembro estarei revendo aquela que parece conhecer cada pensamento meu, cada sofrimento, cada raiva, cada sentimento que eu tento esconder. Alanis Morissette pode não agradar a todos, mas a mim agrada sobremaneira, e como forma de comprovar isso vou dedicar esse post a ela, escolhendo minhas duas canções preferidas de cada álbum - e justificando as respostas, como em prova de colégio... E tentando fugir do óbvio (ainda que nem sempre dê para fazer isso...)

JAGGED LITTLE PILL

O primeiro álbum é imbatível. Difícil escolher apenas duas entre clássicos absolutos dos anos 90. Amo "You oughta know" (quem não ama?), "Ironic", "Not the doctor", enfim... Mas minhas escolhidas são "Head over feet" - que marcou, anos depois, o início de um namoro muito importante e é uma declaração de amor das mais fofas do cancioneiro pop recente - e "Mary Jane" - de uma delicadeza ímpar e uma letra apaixonante.

SUPPOSED FORMER INFATUATION JUNKIE

O álbum mais "difícil" de Alanis é ainda mais confessional do que o primeiro. E não, não escolherei "Thank U" ou "That I would be good", por mais que as adore (em especial a segunda). Minhas preferidas são as complexas e verborrágicas "The couch" (com a qual Alanis abriu o show em Porto Alegre em 2009) e "Joining you", que fala de um tema delicado: o suicídio.

MTV UNPLUGGED

Um sonho? Ouvir Alanis ao vivo entoando "No pressure over capuccino". Sem mais. Ok, eu amo "Uninvited" (cedendo ao lugar-comum...)

UNDER RUG SWEPT

"That particular time" me devasta com sua letra impecável e suas verdades perfeitas. E tem como não se emocionar com "Flinch"? "You affected me like you are my air..." Mais lindo que isso não existe...

FEAST ON SCRAPS

Talvez o menos conhecido álbum de Alanis tem algumas das suas melhores canções. Duvida? "Bent for you" e "Simple together" entrariam no meu top 5, tamanha a identificação com suas letras. A segunda sempre - SEMPRE! - consegue me fazer chorar com os versos "I remembered you the moment I met you... With you I knew God's face was handsome... With you I saw fun and expansion". Matadoras!

SO-CALLED CHAOS

O álbum de 2004 também não foi lá muito louvado, exceto pelos fãs fieis. Mas apresenta "Everything" - o primeiro single, lindo e eficiente - e a tristíssima "This grudge" (eu sei, prefiro as melancólicas e depressivas, mas sou assim, me deixa....)

FLAVORS OF ENTANGLEMENT

O penúltimo álbum de Alanis foi o responsável por trazê-la a Porto Alegre e serei eternamente grato a ele por isso. Mas, não bastasse essa lembrança tão positiva, ainda proporcionou aos fãs (e a mim) alguns bons momentos de sensibilidade. Pra variar são as mais tristes que me marcaram mais (mesmo porque boa parte do disco fala sobre o fim do relacionamento da cantora com o ator Ryan Reynolds, e falou de dor de corno falou de mim...) "Torch" é um belo exemplo de canção de saudade e "Not as we" cheguei a usar como trilha sonora de uma peça de teatro, de tanto que sou apaixonado por ela. Mas tem tantas músicas boas nele que dói escolher apenas duas.

HAVOC AND BRIGHT LIGHTS

O mais recente cd ainda está quentinho e escolhendo uma preferida hoje corro o sério risco de ver esse post defasado muito em breve. Nas primeiras audições, no entanto, escolho como minhas queridas a bela "Empathy" e "Receive", que finalmente tem uma mensagem alto-astral (já era tempo, hein, Alanis??) Mas confesso que adoro "Guardian" (sei que é single, sei que é clichê, mas adorei a música e o videoclipe).

É isso.... Daqui a poucos dias escreverei contando meu reencontro com minha alma gêmea musical.



|

1 Comments


Ai, nao ouvi nada ainda! :P

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates