2

AMOR IMPOSSÍVEL

Posted by Clenio on 18:53 in
Uma coisa que os produtores de Hollywood precisam aprender - e quanto mais rápido melhor para o pobre público que frequenta as salas de cinema - é que nem todo livro, por mais promissor que pareça, consegue ser transformado em um bom filme. É de se perder as contas de quantas obras literárias estupendas se tornaram filmes medíocres ou simplesmente ruins, e mesmo assim, a audiência é obrigada a engolir coisas do tipo "Amor impossível", baseado em um romance de Paul Torday quase ignorado no Brasil chamado "A pesca do salmão no Iêmen" - sim, o título em português é o cúmulo da preguiça, mas esse é o menor de seus pecados.

O livro de Torday é uma sátira quase política, que trata com bom humor sobre as relações entre o Ocidente e o Oriente Médio e usa da ironia e do sarcasmo para revelar a burocracia e o jogo de interesses nos bastidores do poder britânico. O filme, dirigido por um cada vez menos inspirado Lasse Hallstrom, passa longe de qualquer sutileza e diversão, centrando seu foco em uma história de amor derivativa e sem grandes emoções, o que é um desperdício dos talentos de seus protagonistas, os sempre ótimos Ewan McGregor e Emily Blunt, que aqui não tem quase nada a fazer.

McGregor, simpático e adorável como sempre, vive Alfred Jones, cientista do Centro Nacional para a Excelência da Pesca. Com o casamento em crise, ele se vê envolvido em um projeto absurdo e inacreditável: um poderoso xeique do Iêmen deseja implantar a cultura do salmão em seu país, mesmo sabendo que as condições climáticas não são exatamente favoráveis a tal loucura. Contando com a ajuda da bela Harriet (Emily Blunt), ele embarca para a Arábia Saudita disposto a realizar os desejos do xeique e acaba se apaixonando pela colega de trabalho - enquanto a assessora de imprensa do Primeiro Ministro (interpretada com gosto pela sensacional Kristin Scott-Thomas) batalha uma maneira de fazer com que tudo dê certo e ajude a melhorar a opinião popular sobre o governo britânico.

Como se pode ver, a história de amor entre Jones e Harriet - que deu título à obra no Brasil - acaba assumindo a protagonização do filme, simplesmente deixando a ideia do livro para o clímax, que por sua vez, é fraco e forçado demais. O humor do roteiro simplesmente inexiste, a química entre McGregor e Blunt é suplantada por seus conflitos mal delineados e a direção de Hallstrom chega a ser sofrível. E a pergunta que fica é: cadê o talento do cineasta sueco, que encantou o mundo no final da década de 80 com "Minha vida de cachorro" (pelo qual foi indicado ao Oscar)? Com o passar do tempo, o homem que dirigiu vários dos videoclipes do grupo sueco ABBA foi deixando seu olhar nórdico de lado e criando obras que emulam o pior do cinema comercial americano - o que culminou com o tenebroso "Querido John" e agora este "Amor impossível". Ou ele se reinventa urgentemente ou será considerado muito em breve como uma grande fraude.

|

2 Comments


O Filme é uma produção inglesa, que nada tem a ver com Hollywood. É preciso abrir a mente e pesquisar, antes de achar que todo filme com atores conhecidos vem necessariamente de Hollywood e que tudo é feito no esquemão comercial.


Prezado Anônimo;

Não é porque um filme é inglês que ele pode ser medíocre, sem sal e com um roteiro preguiçoso. Não importa a procedência de um filme e sim sua capacidade de conquistar o espectador e esse filme definitivamente é muito, muito chato.

Minha mente é aberta o suficiente pra entender o bastante de cinema e poder dar as minhas opiniões com base no meu gosto pessoal e no que eu conheço sobre o assunto.

E não custa se identificar, ainda que eu desconfie quem seja você. :-)

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates