1

PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO

Posted by Clenio on 21:28 in
Falta apenas três semanas para que o mundo como o conhecemos acabe. Pessoas desesperadas cometem suicídio, arruaças acontecem em todo lugar de forma bastante violenta, voos são suspensos e ninguém mais segue algumas das regras mais básicas de conduta. Recentemente abandonado pela esposa, o vendedor de seguros Dodge Peterson (Steve Carell) descobre, de maneira casual, que um antigo amor dos tempos de colégio ainda não o esqueceu. Decidido a procurá-la, ele conta com a ajuda da jovem vizinha Penny (Keira Knightley), que se sente responsável pela carta não ter chegado antes ao destinatário. Prometendo a Penny apresentá-la a um conhecido que tem um avião particular (e que pode reuní-la à família distante), ele inicia com ela uma viagem pelos EUA. Um doce pra quem adivinhar o que vai acontecer.

Filme de estreia como cineasta de Lorene Scafaria (roteirista de "Uma noite de amor e música"), o misto de comédia/romance/drama "Procura-se um amigo para o fim do mundo" acaba não agradando plenamente em nenhum dos gêneros a que se propõe. Como comédia não funciona, apesar de algumas piadas razoavelmente inteligentes e do talento imenso de Steve Carell em transmitir todas as nuances do papel. Como drama não emociona o bastante, em parte porque as personagens não são desenvolvidas a contento. E como romance se ressente da falta de química entre Carell e Keira Knightley, que mostra toda sua fragilidade como atriz apresentando seu festival de sempre de caras e bocas. Mas se tudo é tão ruim assim, o melhor é ignorar o filme?

Sim e não. Como passatempo inofensivo "Procura-se um amigo para o fim do mundo" serve muito bem. É, justiça seja feita, um entretenimento no mínimo agradável - e que conta com participações competentes de Martin Sheen, William Petersen e Melanie Linskey. Mas, ao mesmo tempo é superficial ao extremo e passa longe de explorar todas as possibilidades de sua premissa bastante interessante - em raros momentos os protagonistas realmente fazem acreditar que estão a poucos dias do apocalipse, comportando-se apenas como duas pessoas carentes e inseguras (e nem um pouco carismáticas, apesar dos esforços de Carell). Some-se a isso um final morno e a plateia testemunha uma sessão da tarde sem maiores lances de criatividade mas jamais intragável.

E, vendo Steve Carell em cena só um pensamento vem à cabeça: "Que saudade dos bons tempos de 'The Office!'".

|

1 Comments


Maso título é tão interessante! hehe

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates