1

HISTÓRIA SEXUAL DA MPB, A SÉRIE

Posted by Clenio on 22:29 in ,
Em 2006, o jornalista e pesquisador musical Rodrigo Faour fez a delícia dos fãs da música popular brasileira com seu envolvente "História sexual da MPB", onde analisava a maneira como o cancioneiro nacional tratava o sexo (e por consequência o amor, as relações e as convenções de gênero). Quatro anos - e um programa de rádio - depois, o livro - que, além de interessante em termos culturais e sociológicos é também muito engraçado e revelador - virou série de TV. Apresentada em 13 episódios no Canal Brasil (e disponível para os assinantes da NET HD através do catálogo NOW), a série - roteirizada, dirigida e apresentada por Faour - é simplesmente imperdível.

Dividida em episódios de 25 minutos - cada um sobre um tema específico - "História sexual da MPB" é dinâmica, divertida e emocionante, proporcionando ao espectador uma viagem no tempo, desde os primórdos das marchinhas "inocentes" de carnaval até os infames funks cariocas, com suas letras de uma sexualidade assustadoramente explícitas. Passando a limpo a forma como a homossexualidade, a fossa, o feminismo, a sensualidade e o romantismo eram vistos por compositores de qualidades díspares, o programa de Faour não permite nenhum tipo de preconceito, mostrando depoimentos que vão de Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Gilberto Gil e Ivan Lins a Wando e Valesca Popozuda - passando por pérolas como Adelaide Chiozzo e Jorge Goulart. As entrevistas, intercaladas com números musicais nostálgicos, são o ponto alto dos programas, sendo conduzidas com naturalidade e bom-humor pelo apresentador, que arranca de seus convidados histórias saborosas e reveladoras.


É difícil escolher o melhor episódio de "História sexual da MPB", tamanha é a quantidade de informações valiosas, de entrevistas fascinantes e números musicais tão saudosistas e que comprovam a enormidade e a riqueza da música nacional. Versando sobre as conquistas femininas, a dor-de-cotovelo, sexualidade transgressora, sensualidade negra, olhares masculinos e femininos e sobre o erotismo exagerado e nada sutil, a série merece ser item de colecionador para qualquer um que tenha orgulho de ser do mesmo país de gente como Elis Regina, Rita Lee, Gal Costa, Maria Bethânia, Simone, Ney Matogrosso, Alcione, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Paula Toller, Barão Vermelho, Marina Lima, Angela Rorô (que dá sua versão do escândalo ocorrido no início da década de 80) e tantos outros artistas que fizeram da nossa música a melhor e mais eclética do mundo.

Parabéns a Faour, e que outras séries tão boas e empolgantes venham nos presentear. E um aviso aos assinantes NET: corram, porque tudo está liberado somente até dezembro.

|

1 Comments


verdade, mas o da Alcione arrebenta total!!!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates