2

SETE PSICOPATAS E UM SHIH TZU

Posted by Clenio on 18:36 in
Logo em sua primeira cena nota-se que "Sete psicopatas e um shih tzu" não é um filme qualquer - e, por conseguinte, não é para todos os tipos de público. Um longo diálogo a respeito de matar alguém com um tiro no olho logo descamba para a violência física e, assim que os letreiros iniciais surgem na tela, o público é jogado diante de uma trama que mistura com raro equilíbrio uma ironia sutil, uma crítica menos discreta aos clichês dos filmes policiais e, melhor ainda, atuações inspiradas de um elenco notável que inclui o sumido Colin Farrell e o veterano Christopher Walken - caprichando como nunca na persona amalucada que fez sua fama na capital do cinema (e lhe rendeu um Oscar no longínquo ano de 1978). Um passo à frente na carreira do diretor/roteirista Martin McDonagh - que foi indicado a um Oscar pelo roteiro de "Na mira do chefe", de 2008 - essa comédia de humor negro surpreende do início ao fim, revelando um belo domínio narrativo que lembra muito o estilo Tarantino de  fazer cinema (referência obrigatória a todos que se arriscam no gênero).

Lembrando também alguns pontos de "Adaptação" - onde o protagonista dava pistas dos rumos que a trama seguiria através de suas ideias para um roteiro de cinema - "Sete psicopatas" utiliza-se de uma trama central bastante frágil para conduzir o espectador por um caminho onde assassinos barra-pesada convivem com criminosos baratos, um roteirista beberrão e, como o título nacional deixa bastante claro, um cachorro da raça shih tzu que acaba sendo o gatilho para toda a confusão que se estabelece durante toda a projeção.

Colin Farrell - novamente trabalhando com McDonagh depois de "Na mira do chefe", que lhe rendeu um Golden Globe de melhor ator em comédia/musical - está à vontade na pele de Marty, um roteirista em crise de inspiração que não consegue ir adiante em seu novo filme, ao qual intitulou "Sete psicopatas". Em crise também em seu relacionamento amoroso e abusando do álcool, ele conta a ajuda não solicitada de seu melhor amigo, Billy (Sam Rockwell), um ator fracassado que completa seu orçamento ajudando ao misterioso Hans (Christopher Walken) em seu negócio de sequestrar cães e depois devolvê-los aos respectivos donos e ganhar uma recompensa. Enquanto vai criando novas personagens para seu roteiro - incluindo um quaker (Harry Dean Stanton) que persegue o assassino de sua filha e um monge tibetano violento - Marty não percebe que está no meio de uma guerra entre Billy, Hans e o cruel Charlie (Woody Harrelson, excelente), que não hesita em matar seus desafetos mas que não consegue imaginar a vida sem seu cãozinho de estimação - que está nas mãos dos atrapalhados raptores.

A partir daí, McDonagh embaralha de vez as suas cartas. Intercalando com a trama principal as histórias dos sete psicopatas criados (ou descritos a partir da realidade) por Marty, o diretor usa e abusa de diálogos recheados de nonsense, de uma edição inteligente e de uma ironia fina que certamente não irá cair nas boas graças de quem procura uma comédia rasgada. Dono de um tipo de humor que privilegia o sarcasmo em detrimento das gargalhadas fáceis, o filme caminha em direção a um terço final que o faz mudar de rumo subitamente - mudança esta, aliás, já prevista em uma conversa entre três personagens dentro de um carro - para acabar fazendo todo o sentido do mundo (ao menos dentro do universo caótico proposto desde seu princípio). O equilíbrio entre a serenidade de Hans depois das tragedias de sua vida, a angústia de Marty em sua busca de melhorar o nível dos roteiros violentos de Hollywood e a falta de bom senso de Billy em sua tentativa de colaborar com o amigo (e lidar com os segredos que mantém) é o grande trunfo de "Sete psicopatas e um shih tzu".

Cruel, ousado e irreverente na medida certa, "Sete psicopatas e um shih tzu" é uma pérola que tem tudo para se transformar em cult movie com o passar dos anos. E aponta um futuro auspicioso para Martin McDonagh.

|

2 Comments


Hum.

Eu adorei a cena do começo. Até o tiro violento e o corte. Até ai pra mim tava perfeito.

Queria ler pra ver tudo o que você achou também. ;)

a.y
bjo


Estou curioso para conferir.

Abraço

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates