2

SISTER BLISTER ou COMO NASCEM OS HIPÓCRITAS

Posted by Clenio on 19:08 in ,
Assim como sempre depois da tempestade vem a bonança, sempre depois de uma grande tragedia surgem centenas de hipócritas, donos da verdade e solidários profissionais, que fazem questão de expor a todos sua extraordinária bondade e desprendimento com toda a falsa modéstia de que são capazes. Mas pior do que essa asquerosa autopromoção - que felizmente não se aplica a todos, uma vez que muita gente está realmente disposta a ajudar e cuja solidariedade é genuína - é a proliferação de Antonios Conselheiros, de líderes messiânicos que tentam tomar para si toda a dor do mundo e usá-la como combustível para a polêmica e o caos. Sim, a situação é trágica e imensamente chocante. Sim, é triste e dolorosa. Mas, deixando de lado o susto e a indignação diante de tamanho desastre, será que não é hora de parar para pensar e separar o joio do trigo?

Respeito e dou todo o meu apoio a todos aqueles que perderam familiares, amigos, conhecidos, colegas de trabalho e principalmente filhos nesse inferno. Concordo que eles tem todo o direito - e até o dever - de buscar explicações, respostas e conforto por suas perdas. Entendo que qualquer pessoa com um mínimo senso de humanidade fique chocado e apreensivo. Mas não aceito e me incomodo em perceber como tem tanta gente que se traveste de cidadão exemplar, de cristão perfeito e de criatura sensível quando no seu dia-a-dia não está nem aí para as regras de convivência e as leis, só lembra que existe um Deus quando precisa pedir alguma coisa ou gritar para quem quiser ouvir a respeito de sua fé e chora por desconhecidos quando nem sequer lembra de dar uma palavra mais gentil e amorosa a seus próprios amigos e pais. Esse cidadão exemplar - que cobra leis mais severas, punição e fiscalização - dirige depois de beber, não respeita as leis de trânsito e provavelmente não fornece nota fiscal a seus clientes. Esse cristão exemplar que reza de joelhos diante de câmeras de televisão e promove novenas, procissões e missas de sétimo dia nem olha pra cara dos pedintes na rua e se fecha em seu carro com ar-condicionado para se isolar das misérias de seus "irmãos" quando não há ninguém assistindo. E as criaturas sensíveis, que choraram lágrimas de sangue assistindo às reportagens sobre o incêndio são as mesmas que não atendem aos telefonemas dos pais quando estão se divertindo e reviram os olhos em desagrado quando precisam ajudar aos amigos necessitados de uma palavra de carinho. São hipócritas em alto grau que se julgam superiores àqueles que preferem manter silêncio em homenagem aos mortos, porque silêncio não dá ibope.

E por falar em ibope, é lamentável o estado das coisas em relação à imprensa nacional. Existe uma imensa diferença entre informação e sadismo. Manter o povo atualizado é função do jornalismo, mas o que se vê na televisão, nos jornais e na revista é uma espetacularização da tragédia, uma guerra por audiência, um reality show torturante que abdica da sensibilidade para privilegiar a tristeza e o exagero. Será que as famílias das vítimas gostam de ver os nomes, retratos e biografias de seus entes queridos publicados a cada dia em um veículo diferente? Será que cutucar a ferida ajuda a amenizar a dor? Existe um limite para a exploração da dor alheia, e isso não está sendo respeitado (e eu nem vou entrar na questão das piadas SEM O MENOR HUMOR a respeito do assunto). A batalha por mais pontos no Ibope parece ser mais sanguinolenta do que a pior das barbáries.

Pessoas burras, preconceituosas, ignorantes, insensíveis, hipócritas e arrogantes sempre existiram. Mas tenho a nítida impressão de que tragédias como a de Santa Maria as fazem aflorar com mais força e determinação, cultivando sua falha de caráter em um terreno de dor propício para seu germinar. Infelizmente, o irmão gêmeo mau da tristeza é o oportunismo barato.

|

2 Comments


Encantada com teu texto...
Encantada com teu blog...
PARABÉNS!
E já estou seguindo teu blog!


Encantada com teu blog, encantada com teu texto, PARABÉNS!
Estou seguindo teu blog e vou me deliciar lentamente...
http://coisasmuitodetania.blogspot.com.br/

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates