2

HITCHCOCK

Posted by Clenio on 16:58 in
Um dos erros mais frequentes quando se trata de cinebiografias é a tentativa de condensar em pouco mais de duas horas a vida inteira de seu protagonista, o que sempre acaba deixando o resultado bastante superficial. São raros casos como o de "Capote" - que tratava basicamente do período em que o escritor vivido por Philip Seymour Hoffman estava pesquisando para sua obra-prima "À sangue-frio"- e "Sete dias com Marilyn" - que tratava sobre a relação de Marilyn Monroe com seu assistente e com o ator Laurence Olivier durante as filmagens de "O príncipe encantado". Desse mal - ambicionar contar toda uma existência em pouco tempo - o filme "Hitchcock" não sofre. Baseado em um livro de Stephen Rebello, a estreia do diretor Sacha Gervasi em longas de ficção acompanha o mestre do suspense nas atribuladas filmagens de "Psicose" e mostra sua relação com a esposa, Alma Reville - que, conforme todas as biografias do diretor, tinha uma importância fundamental em sua obra. Porém - e é um porém bastante grave - o filme desperdiçou a oportunidade de dar um segundo Oscar a Anthony Hopkins e Helen Mirren ao ter um sério problema de foco.

Além de uma maquiagem equivocada que não permite a Hopkins brilhar como poderia na pele de um dos cineastas mais influentes da história do cinema, "Hitchcock" peca em não se decidir qual história quer contar. Ao mesmo tempo que fascina o espectador com os bastidores de "Psicose" - projeto desacreditado por todos que tornou-se a maior bilheteria da carreira do diretor e lhe rendeu uma indicação ao Oscar - o roteiro perde o ritmo e o interesse sempre que se debruça sobre a história do relacionamento entre Alma, a esposa do rotundo Hitch (vivida com a habitual competência por Helen Mirren) e seu amigo e admirador Whitfield Cook (Danny Huston), que tenta seduzí-la durante a concepção de um novo projeto cinematográfico. Por melhor atriz que seja, Mirren não consegue fazer com que a subtrama escape da sensação de lugar-comum, mesmo porque a edição não consegue equilibrar a contento os dois focos narrativos propostos. Quando estão juntos em cena, Hitchcock e Alma são sensacionais; quando separados o filme perde força.

Nesse ponto, Hopkins leva a melhor. Ainda que não esteja particularmente bem a ponto de ter sido lembrado pelas cerimônias de premiação da temporada (que o ignoraram solenemente), o grande ator é dono das melhores cenas do filme, seja desfilando sua personalidade atípica pelos cenários de seu futuro êxito comercial seja tentando conquistar a atenção de sua estrela Janet Leigh (interpretada por Scarlett Johansson) e implicando com Vera Miles (Jessica Biel), com quem tinha problemas desde que ela engravidou e pulou fora de "Um corpo que cai", sendo substituída por Kim Novak. Mesmo prejudicado por um roteiro que não lhe dá maiores chances, ele está notadamente se divertindo no papel - o que fica bem claro na última sequência, que remete a seu filme seguinte, "Os pássaros". Isso, porém, não salva a obra de Gervasi de ser um Supercine de luxo.

Gervasi - mais conhecido por ter um filho com a ex-Spice Girl Geri Halliwell e por ter assinado um documentário sobre a banda heavy metal Anvil - não consegue fazer com que "Hitchcock" deixe de parecer um filme feito às pressas, sem muito cuidado. A produção televisiva "A garota" - em que Hitch é interpretado por Toby Jones (que viveu Truman Capote no mesmo ano que Philip Seymour Hoffman em "Confidencial") e conta os bastidores de "Os pássaros" - consegue ser mais feliz, principalmente por saber que história quer contar. Essa indecisão é que destrói "Hitchcock" - que ainda consegue o feito de praticamente ignorar Toni Collette. O mestre merecia coisa melhor.

|

2 Comments


Hitchcock pra mim foi o pior filme do Oscar. Achei uma verdadeira ironia com os fãs do diretor. Simplesmente não entendi a existência.

Não sabia que Gervasi tinha um filho com a Geri hehe.

Mas concordo com tudo que disse.

Zukm.t
bjoooooooooo


Fraguinho de tudo... A única coisa que eu gostei foi da atuação da Mirren. Nada mais...

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates