0

2 MAIS 2

Posted by Clenio on 01:11 in
Por mais sucesso que façam nas bilheterias, é difícil encontrar qualidades nas comédias nacionais. Tranqueiras como "Até que a sorte nos separe", "E aí, comeu?" e "Cilada.com" podem até conquistar público, mas, para isso, abdicam de inteligência e sutileza. Vendo por esse prisma, o divertido "2 mais 2" é mais um gol do cinema argentino contra nossa filmografia. Dirigido sem pretensões por Diego Kaplan - que está longe de ser um gênio da sétima arte, mas tem senso de ritmo e estética - o filme fala de um assunto que, em mãos erradas, poderia facilmente descambar pro vulgar e pro exagerado: o swing, também conhecido como troca de casais - modalidade tão em voga nos anos 70 e que é o pomo da discórdia entre dois casais de amigos cujos relacionamentos são, ao menos na aparência, sólidos e bem-resolvidos.

Conciso e repleto de bons diálogos, o roteiro de "2 mais 2" começa quando o casal formado por Richard (Juan Minujín) e Emilia (Julieta Díaz) revela aos amigos Diego (Adrián Suar, ótimo) e Betina (Carla Petersen) que seu relacionamento de dez anos mantém-se saudável graças a uma forma inusitada de casamento: eles fazem sexo com outros casais, sem que haja envolvimento sentimental de nenhuma forma. Para deixar a revelação ainda mais apimentada, eles convidam os antigos amigos - os rapazes são inclusive sócios em uma clínica cardiovascular - para unirem-se a eles em sua experiência. Enquanto Betina sente-se atraída pela ideia, porém, Diego, menos aberto a novidades sexuais, tenta fugir da possibilidade.

Não é justo revelar os desdobramentos propostos pela trama do filme, que, apesar de seguir em alguns momentos a cartilha das comédias dramático/românticas que todo mundo conhece, segue por caminhos imprevistos. O que pode-se dizer a seu respeito sem que se perca a diversão é que tudo acontece de uma maneira que equilibra com precisão um humor que jamais ofende a inteligência ou as suscetibilidades do espectador e um drama leve, apropriado ao tema e ao gênero. Sem estender-se em demasia ou apelar para um excesso de coadjuvantes - quando existem eles são engraçados e úteis para a discussão do tema central - "2 mais 2" é o tipo de filme capaz de agradar a quem procura um programa leve e adulto que não precisa tentar aproximar-se do público com piadas vulgares ou atores histéricos. Uma surpresa das melhores dentro do cinema argentino, sempre tão afeito a obras mais densas.

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates