0

BLUE JASMINE

Posted by Clenio on 16:10 in
Jasmine é uma mulher sofisticada, delicada e acostumada com os luxos da vida que levava ao lado do marido, com viagens ao exterior, festas opulentas e roupas de grife. Quando ela perde tudo, devido a falcatruas que o levam direto à cadeia, não lhe resta outra alternativa senão deixar Nova York e voltar à São Francisco, onde vai morar com a irmã adotiva, separada, mãe de dois filhos pequenos e com um estilo de vida totalmente diferente - leia-se pobre - do que está acostumada. Crente de que poderá recomeçar a vida como decoradora de interiores, a iludida Jasmine mergulha cada vez em um desequilíbrio mental que a impede de perceber a vida como ela é na verdade.

Com ecos nítidos da Blanche Dubois de "Um bonde chamado desejo", Jasmine é a mais trágica das heroínas criadas pelo cineasta Woody Allen e dá título a um de seus mais apaixonantes filmes. "Blue Jasmine" deu a Cate Blanchett o Golden Globe de melhor atriz dramática e tem tudo para repetir o feito na cerimônia do Oscar. Nada mais justo. Com uma interpretação nunca aquém de esplêndida, Blanchett carrega o filme nas costas - mesmo que o restante do elenco também esteja em dias inspirados, principalmente Sally Hawkings, que vive sua irmã, Ginger, uma mulher incapaz de sobreviver sem uma escora masculina, o que a leva aos braços de homens descritos pela socialite falida como perdedores. Enquanto Jasmine, do alto de sua autoestima que beira a arrogância vê nos namorados da irmã modelos desprezíveis de parceiros, Ginger os aceita sem maiores perguntas, entregue à sua pouca exigência - e às mágoas profundas que guarda escondidas sob um manto de despreocupação.

Com um roteiro que alterna presente e passado - que jogam luz, aos poucos, nas circunstâncias que reaproximam Jasmine de sua irmã e de uma vida menos fácil em termos financeiros - Woody Allen volta a mostrar os motivos que fazem dele um dos mais destacados realizadores americanos. Com cenas diretas e sem floreios, Allen conduz o espectador a uma viagem sem volta rumo à loucura de Jasmine, perdida em um turbilhão de sentimentos contraditórios e nostálgicos que a fazem evitar a realidade. Seu encontro com um homem que pode lhe devolver a sanidade e os dias de fartura e amor (interpretado pelo sempre competente Peter Sarsgaard) surge como uma tábua de salvação, mas nem mesmo ele desperta na protagonista mais do que uma inevitável tendência à autossabotagem representada por uma série de mentiras que a distanciam da felicidade.

Inteligente, forte e denso, "Blue Jasmine" é Woody Allen dos melhores, interpretado por um Cate Blanchett no auge do talento, capaz de segurar todas as nuances de uma personagem complexa sem nunca deixar que ela caia na autocomiseração. Bravíssimo! E que venha o merecido Oscar.

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates