0

MACHETE MATA

Posted by Clenio on 21:09 in
Quando Robert Rodriguez inventou o personagem Machete para um trailer fictício a ser exibido antes de seu "Planeta Terror" - uma das partes do programa duplo do malfadado "Grindhouse", que criou ao lado de Quentin Tarantino - jamais poderia imaginar que a criatura fosse transformar-se em um ícone do cinema de ação trash que o projeto emulava. Interpretado por Danny Trejo - por si mesmo um baluarte do gênero, com seu rosto inconfundível e inexpressivo - Machete é um imigrante mexicano que, conforme o apelido deixa claro, tem como seu maior talento o uso de facão e não hesita em eliminar quem atrapalha suas missões de vingança, seduzindo todas as mulheres que encontra no caminho. Levando-se em consideração o absurdo disso tudo, é de admirar que alguém ainda leve a sério a brincadeira de Rodriguez a ponto de querer ver nela resquícios de algo que não seja o mais puro nonsense.

Assim como no primeiro capítulo, "Machete mata" não busca o realismo, oferecendo à audiência um festival de inverossimilhanças visuais e temáticas com resultados irregulares. Enquanto a participação de Charlie Sheen (assinando seu nome verdadeiro, Carlos Estevez, e sendo anunciado como estreante) soa divertida, assim como a participação especial de Lady Gaga - que parece estar saindo direto de um de seus bizarros videoclipes - nem sempre as piadas funcionam a contento. As múltiplas personalidades do vilão Mendez (o indicado ao Oscar por "Uma vida melhor" Demian Bichir), por exemplo, parecem mais uma forma de explorar o talento de seu intérprete do que servir à história, que é de uma pobreza extremamente apropriada às intenções de Rodriguez. Mas é impossível ficar indiferente a um filme que traz Mel Gibson como um vilão insandecido e Sofia Vergara como a dona de um bordel: eles, assim como o resto do elenco, simbolizam o que o filme tem de melhor.

É impossível negar que "Machete mata" é inferior ao primeiro filme, que tinha um frescor e um senso de ritmo mais adequado. Um tanto cansativo em seu terço final, esse segundo capítulo das aventuras do mais surpreendente herói do cinema de ação americano deve agradar apenas aos fãs do personagem e do estilo trash de Robert Rodriguez. Mesmo assim, é quase certo que um terceiro episódio está a caminho, conforme anuncia o trailer falso apresentado no início da projeção.

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates