1

"INVENCÍVEL" E O AMADURECIMENTO DA ANGELINA JOLIE CINEASTA

Posted by Clenio on 20:03 in
A história de Louis Zamperini é inacreditável, e se não fosse verdadeira provavelmente alguém iria reclamar de seus exageros dramáticos: atleta olímpico na adolescência, ele serviu no exército americano durante a II Guerra, viu seu avião ser abatido em combate, ficou à deriva junto com dois companheiros por quase dois meses (alimentando-se com peixes crus e sobrevivendo aos perigos de insolação e afogamento), foi capturado como prisioneiro de guerra por soldados japoneses, torturado, espancado e submetido a várias humilhações até ser libertado e, depois de passar por um período de trauma pós-guerra, converter-se ao cristianismo e voltar ao Japão para reencontrar seus algozes... e perdoá-los. Tal história, contada por Laura Hillebrand em um livro publicado em 2010, chega aos cinemas agora, poucos meses depois da morte de Zamperini, com o nome de "Invencível" - que não deixa de ser o adjetivo perfeito para seu protagonista.

Dirigido por Angelina Jolie - mostrando crescimento e amadurecimento de sua estreia atrás das câmeras com o pouco visto "Na terra do amor e do ódio" pra cá - "Invencível" era considerado uma aposta forte para o Oscar 2015 por causa de seus temas - II Guerra, superação pessoal - mas acabou morrendo na praia, com três indicações técnicas que não refletem a extensão de sua qualidade. Porém, mesmo taxado como irregular pela maioria da crítica (e talvez tenha realmente alguns pecadilhos, facilmente perdoáveis pela ainda inexperiência de Jolie como cineasta), o filme tem méritos indiscutíveis, como a atuação forte do jovem ator central Jack O'Connell, a fotografia belíssima de Roger Deakins e a narrativa sóbria, isenta de sentimentalismos - cortesia do roteiro, que tem entre seus autores os irmãos Coen, conhecidos pela absoluta falta de papas na língua. E se nos EUA o filme não agradou por motivos os mais variados - cada crítico tem seu ponto de vista, afinal de contas - é impressionante como no Brasil a reclamação é sempre a mesma que acompanha qualquer filme hollywoodiano de guerra: o patriotismo exagerado. Como se fosse defeito ter orgulho do próprio país!

Uma vez Nelson Rodrigues - sempre ele, certeiro em suas observações cotidianas - disse que o brasileiro é "um Narciso às avessas, que cospe na própria imagem". Fica difícil discordar quando se percebe o certo recalque de muitos comentários a respeito do filme de Angelina, que, segundo eles, ignora as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki e mostra apenas o sofrimento do protagonista, sem questionar o outro lado da moeda. Talvez esses arraigados donos da verdade absoluta estejam certos em querer dados historicamente acurados, mas o que eles talvez não percebam é que "Invencível" é um filme. Além de um filme, é um filme feito em Hollywood. Além de um filme feito em Hollywood, é narrado sob o ponto de vista de um norte-americano. Portanto, sendo um filme feito em Hollywood e narrado sob o ponto de vista de um norte-americano, nada mais natural que seja simpático à terra do Tio Sam. Não é intenção do filme dar uma aula de história, e sim contar uma. E isso ele faz admiravelmente bem, apesar das opiniões opostas.

Além do mais, é fácil jogar pedras em Angelina Jolie. Ser linda, talentosa, boa atriz, dona de dois Oscar, casada com um dos homens mais desejados do planeta, reconhecida internacionalmente por seu trabalho humanitário e ainda por cima ser boa cineasta talvez seja demais para que todo mundo aceite numa boa. Até de usar seu trabalho na África do Sul para se promover ela já foi acusada - como se precisasse de promoção com todo o currículo que apresenta e com o sorriso que tem. Ah, a inveja....

Mas, enfim... "Invencível" é, sim, um bom filme. Tem uma história emocionante, uma direção segura - especialmente para quem ainda está engatinhando na função - e uma mensagem de superação e de estoicismo que supera qualquer preconceito quanto ao estilo. Não dê bola às críticas negativas. Angelina Jolie está no caminho certo.

|

1 Comments


Escolheu o filme certo pra aparecer por aqui. E sobre as irregularidades do filme... quais? Que tipo? As etapas em que o filme é contado?

Mas ninguém merece o vilão do filme. Urrrggghhh rs

Zukm.t
ppb
bjooooo

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates