1

PUT SOME FAROFA

Posted by Clenio on 21:53 in
Não é à toa que o texto que ilustra a contracapa de "Put some farofa", de Gregorio Duvivier (Ed. Companhia das Letras) é de Luiz Fernando Veríssimo. Assim como o cronista gaúcho, que ficou famoso pela descrição irônica da rotina da classe média pré-governo PT - onde as divisões de classe eram bem estabelecidas e portanto mais propensas ao deboche - o ator/poeta/humorista carioca, que tornou-se conhecido pelos vídeos do grupo "Porta dos fundos" tem uma visão acurada do dia-a-dia, encontrando sempre o lado ridículo e/ou interessante do mais corriqueiro dos fatos. É bem provável que os fãs de Veríssimo também encontrarão em Duvivier aquele carinho com seus personagens que os fazem saltar das páginas como se fossem pessoas reais - e quem disse que não são?

Em 78 textos - entre crônicas publicadas na Folha de São Paulo, O Globo e blogs, além de esquetes inéditos e outros produzidos pelo "Porta dos fundos" - Gregorio Duvivier mostra que para fazer humor não é preciso ofender ninguém, mesmo que ele mesmo não se furte a fazer piada com Deus e com os religiosos fanáticos com a mesma elegância. Sua prosa se estende desde os relacionamentos amorosos até a política, não poupando piadas prontas, como a homofobia, os exageros nutricionais e a luta pela legalização da maconha, sempre com uma fluência deliciosa e tiradas muitas vezes brilhantes, de fácil identificação com qualquer leitor disposto a momentos de descontração e bom-humor. Mesmo quando parte para textos mais emocionantes (como  "Meus pais", que fala sobre a separação de sua família), Gregorio não perde a leveza, encantando pela simplicidade com que atinge seus objetivos como autor.

E se seu objetivo como autor é conquistar os leitores, missão cumprida. Leve, divertidíssimo e rápido como as melhores coisas da vida, "Put some farofa" é daqueles livros feitos para serem devorados em questão de horas, de preferência com pausa para risadas e uns goles de cerveja. Que venham os próximos!

|

1 Comments


Tu lê livro com cerveja? hahhahaha Fiquei imaginando aqui a cena :p

Adorei a 5ª e a 6ª linha também, vale dizer.

E post de livro... ahhhhh, como é sempre tão bem-vindo! Adorei que colocou esse. Qual o próximo?

zukm.t
ppb
bjooooo

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates