3

BIRDMAN ou (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA)

Posted by Clenio on 19:49 in
Quem está acostumado a ver o nome de Alejandro Gonzalez Iñarrítu nos créditos de filmes densos e praticamente desprovidos de qualquer tipo de senso de humor como "Amores brutos" (00), "21 gramas" (03), "Babel" (06) e "Biutiful" (10) provavelmente irá levar um susto ao deparar-se com seu novo trabalho, "Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)", que está firme e forte na disputa pelo Oscar de melhor filme de 2014. Deixando de lado o pessimismo realista que permeava seus três primeiros filmes - e sua parceria com o roteirista Guillermo Arriaga - o cineasta mexicano realizou seu trabalho mais poético, recheado de metáforas brilhantes sobre a arte, a vida e as relações interpessoais e dotado de um tom onírico e sarcástico que contrasta com o habitual realismo de sua cinematografia anterior. Amparado ainda em uma atuação arrebatadora do até então canastrão Michael Keaton - a maior de suas ferramentas de metalinguagem - o filme de Iñarrítu discute, sem parecer pedante ou hermético, o culto vazio às celebridades, a efemeridade da fama, o sensacionalismo e a irresponsabilidade da mídia (Internet incluída) ao contar a aparente simples história de um decadente ator popular de cinema tentando provar-se um intérprete sério ao estrelar um peça de teatro na Broadway. Tecnicamente impecável e sombriamente engraçado, "Birdman" é, acima de tudo, um filme sobre a paixão pelo teatro, pela busca incessante da transcendência através da arte.

Riggan Thompson (Michael Keaton) é o que pode-se chamar de um ex-astro: protagonista de uma série de três filmes onde interpretou um super-herói chamado Birdman, ele viu sua carreira entrar em decadência vertiginosa depois de ter recusado um quarto capítulo, há mais de vinte anos. Considerando-se um fracassado quase irrecuperável, ele resolve dar uma última cartada para retomar sua autoestima e conquistar o respeito da crítica e do público: escrever, dirigir, produzir e estrelar uma peça de teatro na Broadway. Sua insegurança, porém, ameaça a estreia do espetáculo, assim como a gama de personagens surreais que o rodeiam, como Mike Shiner (Edward Norton, sensacional como sempre), ator de métodos tradicionais que se considera superior à toda a equipe por ter construído sua carreira nos palcos e não nas telas, e a filha de Riggan, Sam (Emma Stone), que acaba de sair de uma clínica de reabilitação. Além dos problemas normais de uma produção teatral, o ídolo de uma geração de cinéfilos também precisa enfrentar a má-vontade pré-concebida da crítica e lidar com a voz do próprio Birdman - que surge como uma espécie de conselheiro invisível que o empurra adiante em suas ambições.

"Birdman" é uma festa para os olhos, os ouvidos e o cérebro da plateia. A fotografia de Emmanuel Lubezki integra-se à narrativa de forma tão orgânica que parece quase invisível diante dos ilusórios planos-sequência criados por Iñarrítu, que conduzem a plateia pelos corredores estreitos do teatro onde se passa a maior parte da ação apenas para culminar em um clímax de extrema poesia e força dramática. O roteiro - equilibrado com maestria entre o humor cáustico e o drama existencial de uma geração exposta ao nada admirável mundo novo da tecnologia que torna tudo vorazmente fugaz - soa como um bálsamo para um público acostumado a diálogos pobres e ginasiais. E as questões que discute - a prostituição da arte, o amor pelo teatro, a dicotomia prestígio/popularidade, a falta de sentido na fama pela fama - nunca foram tão prementes quanto hoje em dia, quando talento vem sendo mercadoria dispensável na fogueira das vaidades do sucesso instantâneo. Somados a tudo isso há ainda o elenco em dias de extrema inspiração: Michael Keaton, no papel de sua vida (literalmente), tem tudo para ganhar um Oscar de melhor ator, caso a Academia não se renda ao óbvio e homenageie Eddie Redmayne por sua caracterização de Stephen Hawking. E Edward Norton - duas vezes indicado anteriormente e duas vezes descaradamente roubado - tem o azar de encontrar JK Simmons pela frente: uma vitória sua seria surpreendente, mas jamais injusta.

Talvez uma parte do público - menos disposta a experiências que fujam do banal - rejeitem "Birdman" por sua estética, sua narrativa, seu tema. Mas provavelmente não seja essa parte da audiência que Alejandro Gonzalez Iñarrítu queira atingir com sua magistral fábula. Encantar-se com a inteligência e a sutileza de seu trabalho é privilégio de quem consegue sonhar acordado apesar dos pesares. "Birdman" é para quem tem a arte na alma.

|

3 Comments


Esse filme junto ao "O Abutre" são os filmes satíricos de maior qualidade de 2014. Uma das coisas que chamaram minha atenção, dentre tantas coisas, foi o modo como o filme foi gravado, dando a impressão de ter sido feito numa tomada única, a experiência como espectador é elevada dando a impressão que de fato estamos acompanhando essas pessoas. Filme indispensável!


Conferi semana passada e é incrível, entramos dentro do TEATRO, literalmente !!


Adoro quando tu fala "dicotomia" (sorry, mas precisava dizer, hehehe).

1 - Não podia ser mais exato em descrever o que eu mais acho: "uma geração exposta ao nada admirável mundo novo da tecnologia que torna tudo vorazmente fugaz".

2 - Qualquer um que ganhar o Oscar, desses que eu torço, ficarei feliz: o Michael Keaton, our dearest Cumber, ou até mesmo o Eddie (embora eu tenha achado o filme uma chatice de tão redondo e tradicional, eu simpatizei e gostei muito da atuação dele).

3 - Quando qualquer filme me faz "sonhar acordado apesar dos pesares", isso preenche meu coração. E Birdman fez.

Mas é necessário assistir com uma boa legenda pra não estragar a experiência,né?

Zukm.t
ppb
bjooooooooooooooo

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates