1

GAROTA EXEMPLAR

Posted by Clenio on 18:23 in
Qualquer fã de bom cinema sabe que o nome de David Fincher nos créditos de um filme já é garantia de qualidade, fato que vem se mostrando uma verdade absoluta desde sua estreia no subestimado "Alien 3" (92) - e culminou com duas indicações ao Oscar de melhor diretor em três anos, por "O curioso caso de Benjamin Button" (08) e "A rede social" (10). Dono de um estilo sóbrio e inteligente de contar uma história e transmitir através de imagens sua visão particular de cada trama - herança de sua experiência como diretor de videoclipes igualmente marcantes, como "Vogue" e "Express yourself", de Madonna e "Freedom '90", de George Michael - Fincher também é conhecido por escolher roteiros que mexem com o lado sombrio da natureza humana. Foi assim com o inesquecível "Seven, os sete crimes capitais" (95), com o pouco visto "Vidas em jogo" (97), o exemplar "Zodíaco" (08) e agora com o impecável "Garota exemplar", um dos melhores filmes de 2014, injustamente relegado pelo Oscar a uma única (e justa) indicação ao prêmio de melhor atriz. Engenhosa, envolvente e surpreendente, a adaptação do romance de Gillian Flynn (também autora do roteiro) fez por merecer a bilheteria de mais de 160 milhões de dólares arrecadados somente no mercado norte-americano.

O ideal a respeito de "Garota exemplar" é embarcar na trama sem saber mais do que o essencial: no dia em que está comemorando cinco anos de casada, a bela e doce Amy Dunne (Rosamunde Pike, um achado) desaparece misteriosamente da casa onde vive com o marido, Nick (Ben Affleck, surpreendentemente bem em cena). Investigações policiais levam a crer que ela foi assassinada, e não demora para que a mídia transforme a ocasião em um circo, acusando o rapaz mesmo sem ter qualquer tipo de prova a respeito de sua culpa. Para provar sua inocência, ele conta apenas com o apoio de sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), já que aos poucos novos e estarrecedores fatos passam a acumular-se contra ele.

Basta esse pontapé inicial, dado com calma e economia de informações para que o público fique hipnotizado pelo extraordinário filme de Fincher, que, indo e vindo no tempo (em uma montagem espetacular), vai nutrindo a plateia com revelações chocantes sobre a história de amor entre Nick e Amy - e com isso vai levando a trama a direções inesperadas. Desnudando sem dó nem piedade o jogo de aparências que corrói a instituição matrimonial ao mesmo tempo em que critica a manipulação da mídia e a necessidade quase doentia por encaixar-se nos moldes de uma sociedade sedenta por padrões inócuos - o condomínio onde moram os Dunne, por exemplo, e a série de livros infantis escritos pela mãe de Amy, que servem de lição de moral para as crianças - tanto o livro de Flynn quanto o filme de Fincher ultrapassam os limites de bom cinema, entregando à audiência não apenas um entretenimento de primeira qualidade, mas também algo que se mantém presente na memória por um bom tempo após os créditos finais.

Independente, porém, da repercussão moral e das discussões que possa suscitar, "Garota exemplar" é um filmaço. Extremamente bem dirigido - Fincher é conhecido pelo cuidado quase excessivo por cada enquadramento - e contado com um ritmo próprio e sem atropelos (característica que pode incomodar aos mais impacientes, mas que é plenamente justificada quando o quebra-cabeças é finalmente completado), é também um exemplo de narrativa, onde todas as peças tem importância fundamental para o resultado, desde a discreta trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross (vencedores do Oscar por "A rede social") até a inteligente edição do colaborador habitual do cineasta, Jeff Cronenweth - passando, é claro, pela atuação fascinante de Rosamunde Pike, que passou por cima de nomes consagrados como Reese Witherspoon, Natalie Portman, Charlize Theron, Jessica Chastain e Rooney Mara para ficar com o papel da misteriosa Amy Dunne - que lhe rendeu uma merecida indicação ao Oscar. Ao criar várias versões da mesma (e complexa) personagem, a atriz inglesa mostra que nem só de grandes e conhecidos nomes é feito o cinema de hoje em dia. E é certo que, depois dessa demonstração de imenso talento, ela já está no primeiro time das atrizes hollywoodianas.

Para ler mais sobre os filmes de David Fincher, acompanhe as postagens em "Um filme por dia".

http://www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com.br/search/label/DAVID%20FINCHER

|

1 Comments


Garota Exemplar é um exemplo de thriller! O livro é genial e o filme não foge nem deixa a desejar (devia estar entre os concorrentes a "melhor roteiro adaptado, maaaas, infelizmente, como você comentou, foi ignorado pela Academia). A única coisa que não me agradou foi a atuação do Neil Patrick Harris, mas isso não atrapalha de forma alguma no filme como um todo. Recomendadíssimo!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates