0

O GAROTO DA CASA AO LADO

Posted by Clenio on 17:19 in




Jennifer Lopez é linda, sexy e tem uma legião de fãs, tanto por sua carreira como cantora quanto por sua trajetória como atriz - que teve início na segunda metade dos anos 90, quando chegou a ser dirigida por nomes consagrados como Francis Ford Coppola, Oliver Stone e Steven Soderbergh. Não dá pra entender, portanto, porque é que ela se envolve em projetos tão terríveis quanto este "O garoto da porta ao lado", um suspense genérico e diluído em clichês, que só minimamente assistível graças a seu carisma e sua beleza. Realizado com o mísero orçamento de 4 milhões de dólares - que não deve pagar nem o segurança da atriz - o filme já rendeu quase dez vezes isso nos cinemas americanos, uma prova de seu poder de fogo, capaz de lotar cinemas independentemente da (má) qualidade dos projetos em que vem se envolvendo.


Assim como dezenas de Supercines da vida, "O garoto da casa ao lado" usa e abusa dos lugares-comuns, espalhando-os por uma hora e meia de poucos sustos e cercando-os de personagens que a) são extremamente ingênuos (para não dizer burros) ou b) se transformam em monstros sanguinários de uma hora pra outra, sem razão plausível. JLo - justiça seja feita, linda e desejável como sempre - vive Claire Petersen, uma professora de Literatura Clássica que, ainda se recuperando de uma traição traumática, tenta seguir a vida ao lado do filho adolescente, Kevin (Ian Nelson). Sua tranquilidade é alterada quando, conforme avisa o título do filme, ela conhece Noah Sandborn (Ryan Guzman), um jovem de 19 anos de idade que acaba de mudar-se para a casa ao lado com o objetivo de cuidar do seu velho tio-avô. Educado, gentil, atencioso e muito atraente, Noah aos poucos se insere no dia-a-dia de Claire e seu filho, defendendo-os dos valentões da escola e (insidiosamente) o colocando contra o próprio pai (John Corbett, de "Sex and the city"). Uma noite, carente e vulnerável, Claire acaba não resistindo à tentação e cai nos braços de Noah, que se apaixona perdidamente por ela. Arrependida da fraqueza, Claire tenta fazê-lo compreender que tudo não passou de um erro e resolve tentar uma reconciliação com o marido. Rejeitado, Noah torna-se obsessivo e, através de chantagens, ameaças e um assédio cada vez mais violento, ameaça destruir a vida da professora.

Seguindo a receita de filmes como "Atração fatal" - que deu uma indicação ao Oscar à Glenn Close - e "Paixão sem limites" - que revelou Alicia Silverstone nos anos 90 - além de vários similares, "O garoto da casa ao lado" é, na verdade, um filme para fãs de Jennifer Lopez, que não irão se importar em vê-la em (poucas) cenas sensuais com o jovem Ryan Guzman. Os demais espectadores, porém, terão que ter muita paciência para não se sentirem ultrajados em sua inteligência com um roteiro cheio de furos, uma direção preguiçosa (de Rob Cohen, de "Velozes e furiosos") e um final que parte sem nenhum pudor para o exagero grotesco. Essa coragem, aliás, de assumir um lado trash que até então estava escondido em tentativas frustradas de parecer uma produção adulta, é que dá ao filme um mínimo de respeito. Se desde o início o roteiro embarcasse no pastiche e não se levasse tão a sério ao menos a sessão seria divertida. Como está, é simplesmente medíocre, que prejudica bastante as intenções de Lopez em ser uma atriz de prestígio.

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates