0

CREED: NASCIDO PARA LUTAR

Posted by Clenio on 22:40 in
Em 2016 faz quarenta anos que um desconhecido pegou Hollywood de surpresa com a história de um boxeador gente como a gente que acabou ganhando os Oscar de melhor filme e direção, batendo obras-primas como "Taxi driver", de Martin Scorsese, "Rede de intrigas", de Sidney Lumet e "Todos os homens do presidente", de Alan J. Pakula. Esse desconhecido - chamado Sylvester Stallone - e seu filme, "Rocky, um lutador" acabaram entrando para o inconsciente coletivo, a despeito da qualidade apenas média do filme dirigido por John G. Avildsen, e o personagem voltou às telas em outras quatro ocasiões, sempre dando novo fôlego à carreira de seu intérprete, também criador de outro ícone do cinema comercial americano, o moralmente questionável John Rambo. E, por incrível que pareça, o teimoso e admirado (mais por sua perseverança do que exatamente por seus talentos dramáticos) Stallone é o favorito para o Oscar deste ano na categoria de ator coadjuvante justamente por interpretar... Rocky Balboa. Em "Creed", nascido para lutar", dirigido e co-escrito por Ryan Coogler - revelado no ótimo "Fruitvale Station, a última parada", o veterano ator nem sobe aos ringues, mas demonstra mais uma vez sua capacidade em reconquistar os fãs com seu mais carismático e longevo personagem: a bilheteria acima dos 100 milhões de dólares não permite negar seu sucesso.

Porém, apesar do nome de Stallone ser o maior chamariz de público para "Creed", ele não é o protagonista da história, em uma decisão esperta de Coogler e seu corroteirista Aaron Covington. A trama é centrada no jovem Adonis Johnson (Michael B. Jordan), filho de um antigo rival e depois amigo de Balboa, o famoso Apollo Creed (interpretado por Carl Weathers nos quatro primeiros capítulos da saga): determinado a tornar-se um campeão tão idolatrado quanto o pai que morreu antes de seu nascimento, Adonis resolve abandonar um emprego estável e a vida confortável que leva ao lado da mãe adotiva para dedicar-se ao boxe. Para isso, procura Rocky e lhe pede para treiná-lo. Sentindo-se em dívida com o falecido amigo, o outrora ídolo do esporte deixa a aposentadoria de lado e parte para ajudar o rapaz - justamente quando outro problema, bem mais grave e urgente, precisa de sua atenção.

E é isso. A trama não apresenta maiores surpresas, e, convenhamos, não é isso que procura a plateia que passou quatro décadas acompanhando as aventuras de Rocky Balboa. Felizmente, a direção de Coogler é honesta e direta, sem floreios e artifícios, sem vontade de inventar a roda ou fugir dos clichês que inevitavelmente dominam esse tipo de filme. Seu trabalho é extremamente correto - ainda que não demonstre a ousadia narrativa mostrada em seu filme de estreia - e oferece ao público exatamente o que ele quer ver: boas sequências de luta, algumas cenas dramáticas para deixar o clímax mais emocionante e personagens carismáticos. E nesse ponto é que o filme se torna ainda mais empolgante. Não bastasse Stallone repetir seu mais amado personagem, o protagonista é interpretado por um dos atores jovens mais interessantes do momento, o ótimo Michael B. Jordan - que também estrelou "Fruitvale Station". Dotando de força e intensidade seu personagem, Jordan engole tudo à sua volta, em um trabalho extraordinário que lhe rendeu o prêmio de melhor ator do ano segundo o National Society of Film Critics - e foi um dos motivos que causaram a polêmica em torno da ausência de atores negros entre os indicados ao Oscar 2016.

E falando em Oscar, Stallone é, sim, o favorito para abocanhar a estatueta de coadjuvante - já está com o Golden Globe e o Critic's Choice Awards em casa. Não faz nada que já não tenha feito antes, mas a mania da Academia em premiar o conjunto da obra ao invés de preferir homenagear um bom trabalho dramático - e o ator tem concorrentes bem fortes esse ano - lhe dá boas chances de vitória. Se ganhar, não será uma surpresa, mas se perder não se poderá dizer que foi injusto.

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates