0

SPOTLIGHT - SEGREDOS REVELADOS

Posted by Clenio on 21:16 in
A referência mais óbvia é "Todos os homens do presidente", filme de 1976 sobre a investigação promovida pelos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein a respeito do Caso Watergate e que resultou na renúncia do então presidente norte-americano Richard Nixon - e, levando-se em consideração que o filme de Alan J. Pakula já pode ser considerado um clássico moderno, é uma comparação das mais lisonjeiras. O fato, porém, é que "Spotlight - segredos revelados"consegue ser ainda mais contundente em sua denúncia do que o premiado trabalho estrelado por Dustin Hoffman e Robert Redford. Ao narrar as aventuras de um grupo de estoicos e dedicados jornalistas do Boston Globe que revelaram ao mundo a forma como a Igreja Católica encobriu centenas de casos de pedofilia envolvendo padres durante décadas, o filme de Tom McCarthy - que também é ator e assinou como cineasta o sublime "O visitante" e do tenebroso "Trocando os pés", com Adam Sandler - conduz o espectador por um fascinante retrato do jornalismo investigativo, capaz de deixar qualquer um com a respiração suspensa do princípio ao fim.

Indicado a seis Oscar - incluindo melhor filme, direção e roteiro original - "Spotlight" já tem no currículo alguns importantes prêmios da temporada (foi eleito o melhor filme do ano pelos críticos de Los Angeles, Nova York e Boston, além de ter saído vencedor também no Critic's Choice Awards e ter ganho quase todos os prêmios de roteiro das mesmas associações). Merece cada homenagem. Ao optar por uma linguagem seca, quase documental, que evita o sentimentalismo para concentrar-se quase exclusivamente na busca incansável pela verdade a que se propõem os personagens, McCarthy se revela uma voz rara dentro do cinemão americano. Em um filme tradicional, por exemplo, os depoimentos das vítimas seriam sublinhados por uma música exagerada e enfatizada por lágrimas a granel: em "Spotlight" a edição ágil e inteligente desvia do dramalhão, cortando no momento exato em que a razão está em vias de ceder espaço à emoção excessiva. O filme de McCarthy é feito de detalhes visuais - o braço cheio de marcas de picadas de agulha de um personagem faz com que palavras sejam desnecessárias para explicá-las, assim como o rosto decepcionado de uma senhora religiosa ao ler as notícias diz muito mais sobre seus sentimentos de frustração do que discursos inflamados e panfletários. Talvez essa sobriedade imposta por McCarthy - para a qual colabora a fotografia fria de Masanobu Takayanagi e a trilha sonora discreta do veterano Howard Shore - possa incomodar a quem procura um filme mais passional, mas é inegável que tais escolhas valorizam o resultado final, o destacando como uma produção mais séria e adulta do que a maioria dos filmes em cartaz.

Outro ponto alto de "Spotlight" é seu elenco impecável, formado por atores acima de qualquer crítica. Mark Ruffalo e Rachel McAdams foram indicados ao Oscar de coadjuvantes e, apesar de suas poucas chances, representam em grande estilo os demais colegas, entre eles um Michael Keaton ressuscitado pelo sucesso de "Birdman" e Liev Schreiber quase roubando a cena como o editor do Boston Globe - que, por ser judeu, foi acusado de tentar arranhar a imagem da Igreja católica com a chocante cobertura do caso, descoberto quase sem querer e que acabou revelando-se de uma assustadora constância (até mesmo em cidades brasileiras, como mostram os letreiros finais). Dando mais uma mostra de que sua história é mais importante do que seus personagens, McCarthy equilibra com bom-senso a presença de cada ator em cena - e pouco se sabe a respeito de cada um deles, a não ser o essencial para que eles se tornem mais do que apenas peões em um jogo aterrador e triste que contrapõe o poder de uma instituição secular às necessidades essenciais de crianças e adolescentes carentes. Brutal sem ser agressivo, triste sem ser piegas e corajoso sem soar pedante, "Spotlight" não é apenas um dos melhores filmes do Oscar 2016: é um dos melhores filmes dos últimos anos, capaz de marcar época mesmo disputando a atenção com produções muito mais caras e badaladas. Cinema de primeira!

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates