8

40 ANOS DE GLÓRIA

Posted by Clenio on 11:37 in

Uma das atrizes de maior destaque no cenário nacional, Gloria Pires está comemorando 40 anos de uma carreira brilhante que começou pra valer na adolescência, vivendo a rebelde Marisa de "Dancin' days" - seu teste com Sônia Braga foi tão perfeito que poderia ter ido ao ar, conforme relato do diretor Daniel Filho. Em homenagem àquela que é considerada um exemplo de profissionalismo e dedicação, a Geração Editorial está lançando "40 anos de Glória", onde Eduardo Nassife e Fabio Fabricio Fabretti relembram sua vitoriosa trajetória com depoimentos exclusivos daquela que proporcionou, nessas últimas décadas, algumas das mais inesquecíveis personagens da TV brasileira.

Dona de traços e personalidade fortes, Gloria conta, no livro, suas lembranças a respeito de sua vida pessoal - ainda que muito vagamente - e profissional. É bastante interessante - para quem gosta do assunto, obviamente - ler suas memórias sobre alguns dos mais importantes momentos de sua carreira. Ela fala com carinho e saudade dos tempos de "Dancin' days" - quando iniciou uma forte relação de amizade com Lauro Corona -, elege "Vale tudo" como a melhor novela da qual participou - e o público e a crítica concordam -, fala do carinho do público mundial a respeito de "Mulheres de areia" - que parou Cuba e a Rússia - e tece elogios rasgados a Daniel Filho, com quem tem uma relação de respeito profissional e pessoal desde seu início na Rede Globo e que a dirigiu em seus maiores sucessos no cinema, os dois filmes da série "Se eu fosse você".

Apesar da merecidíssima homenagem, no entanto, o livro em si é uma decepção. Não é exatamente uma biografia - é extremamente superficial em vários aspectos - e como homenagem poderia ser mais emocionante. Ao passar ao largo de momentos crucias na vida de Gloria - seu casamento com Fábio Jr., o boato de que teria cometido suicídio ao saber de um pretenso romance entre sua filha Cleo e o marido Orlando Morais - o livro opta por deixar de lado qualquer objetividade para ficar no terreno do óbvio e do corriqueiro. Tudo bem que sua intenção primordial é relembrar os muitos momentos geniais de Gloria como atriz e não dar espaço a polêmicas e fofocas, mas isso faz com que o resultado final fique muito aquém do esperado e do merecido por uma atriz da estatura de Gloria.

Gloria Pires é, indubitavelmente, uma das maiores atrizes brasileiras, capaz de dar vida a Ana Terra, Maria Moura, Maria de Fátima Accioly e as gêmeas Ruth e Raquel com a mesma desenvoltura com que cuida da extensa família e do sólido casamento que já dura 22 anos. Por isso mesmo, ela merecia mais do que um livro caprichado no visual e quase oco no conteúdo. 40 ANOS DE GLÓRIA é o típico livro para se guardar autografado na estante, mas que não se sustenta como literatura. Uma pena!

|

8 Comments


Oi Clenio, há quanto tempo né
Obrigado mesmo pela visita ao meu blog, de verdade.

Ultimamente tenho salvado um espaço a biografias na minha estante. Peguei um gosto por elas. Mas, claro, não são todas. Entendi, acho, a parte que cita esse livro do post como algo não tão literário -- que se sustente como literatura. Imagino a razão desse oco.

Adoro a Glória e me surpreendo sim com os papéis que fez. Com os papéis e com a simpatia que carrega. Adoro também ver suas entrevistas. Se Eu Fosse Você só se salvou por ela. Colocasse outra atriz em meio a merchandisings baratos e mais merchadisings pra ver o que viraria. O segundo nem tanto, mas o primeiro sim.

Que bom que temos atores como ela. Que sabem mudar os trejeitos, a fala, a postura, a interpretação toda. Isso é o que mais sinto falta na teledramaturgia brasileira. Além de ficar frustrado com roteiros que precisam se bifurcar em histórias paralelas totalmente dispensáveis, esse fator me aborrece muito.

Mais uma vez,
obrigado pela visita.

Abraço ^^


Oi, Clênio. Te seguindo também.
Abraços.
http://dicaselistas.blogspot.com


a meu ver, os melhores papeis desta atriz sao: disparado o de maria moura, depois ana terra, de o tempo e o vento, e por fim, maria de fatima, de vale tudo. alias, foi a ultima novela das 21h que eu vi, inteira. acredite?!

Abraços.


gostei muito dela em 'se eu fosse você'. em ambos os filmes ela está ótima!


LEGAL O TEU BLOG AINDA MAIS PORQUE COMPARTILHAMOS O MESMO ABIENTE FÍSICO DA CIDADE E O VIRTUAL DO BLOGSPOT HAUSHUHAUS...
DA UMA PASSADA LA NO MEU BLOG E NÃO DEIXE DE COMENTAR... ABRAÇÃO


Amigo, obrigado mesmo pela visita e pelos comentários carinhosos! Comente sempre que quiser... Será sempre bem-vindo... Estou te seguindo tb em seus dois blogs... E quanto a Glória, com certeza, ela é sensacional! Vale lembrar que ela está ótima em "A Partilha"... Saudades de "Mulheres de Areia"!!!!!


Grande Clenio, demorei mas voltei para matar a saudade de sua filosofia. Gosto da Gloria, é uma atriz exemplar... bem lembrado o Guto, sua atuação em Mulheres de areia com o Frota foi única. Outro dia eu fui dar aulas para uma turma de cerca de 100 alunos num auditório para concurso público. Impossível gravar nome e rosto de alunos numa situação como esta. mas o fato inusitado é que vi uma moça de blusa rosa sentada em minha frente caladinha; entreguei as folhas de exerícios (em bloco claro) e fui lá no fundão entregar outro blog. O susto, uma moça igualzinha, e pasmem, de rosa também. "Qual o seu nome? - Ruth! Daí eu voltei lá para o tablado junto ao quadro e me aproximo da outra moça, "Oi, tudo bem? Seu nome não é Raquel, é?" - Claro professor! - Respondeu a menina da cor da blusa de tão avergonhada.
Pense aí que o auditório todo riu com a minha cara de taxo!
Pois, é a mãe das meninas fez esta homenagem torturante, mas pela Gloria Pires, vale a pena ver de novo!
Um abraço, meu caro!


Então o livro não vale muito a pena? Chato isso. Glória Pires, uma das maiores atrizes brasileiras, merecia uma biografia à sua altura, compreendendo todos as vértices de sua vida pessoal e profissional. Abraço!

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates