OSCAR 2011 - INDICAÇÕES E PREVISÕES
E hoje foram anunciadas as indicações ao Oscar 2011. Como sempre tudo veio acompanhado de polêmicas, sendo a principal delas a exclusão do nome de Christopher Nolan, de "A origem", na categoria de direção. Diretor do melhor filme do ano - que conseguiu unir bilheteria milionária com uma trama inteligente e complexa - ele mais uma vez viu seu filme relegado a prêmios técnicos (sua indicação a Melhor Filme quase se anula com sua ausência na lista), assim como aconteceu com seu genial "Batman, o cavaleiro das trevas".
"O discurso do rei" é o filme com maior número de indicações (12), mas, apesar de ainda não tê-lo assistido, tenho a impressão de que é meio chatinho (opinião que pode mudar depois que eu conferí-lo nos cinemas, que é o lugar onde faço questão de assistir aos filmes mais comentados - daí me recusar a assistir a "Cisne negro", que ando enlouquecido pra ver...) "A rede social" ainda continua como favorito devido a sua enxurrada de prêmios da crítica, apesar de ter ficado atrás da refilmagem de "Bravura indômita" em número de indicações. E, conforme esperado, a animação "Toy Story 3" também disputa a estatueta principal, assim como a premiação de sua própria categoria.
MELHOR FILME - Ainda aposto em "A rede social", apesar das generosas indicações a "O discurso do rei" e "Bravura indômita". Premiar o filme de David Fincher seria concordar com a vasta maioria dos críticos de cinema e de quebra mostrar que a Academia está antenada com o mundo à sua volta, deixando de lado os filmes mais tradicionais e quadrados. Uma pena que "A origem" tenha perdido força durante os meses entre seu lançamento e a festa do Oscar. Seria juntar o útil (dar uma guinada na maneira com que o cinema é visto pelos eleitores da Academia) ao agradável (bilheteria farta, críticas positivas e... convenhamos, um filme bom pra caramba...)
MELHOR DIRETOR - A exclusão de Nolan é um crime hediondo e sem justificativa, mas aumenta ainda mais as chances de David Fincher, um cineasta íntegro e inteligente que merece um prêmio desde "Seven". Deus nos proteja de ter que ver Tom Hooper subindo ao palco por "O discurso do rei".
MELHOR ATOR - Colin Firth é o favorito absoluto e, a julgar do que vi nas cenas de "O discurso do rei" até merece o prêmio. Jesse Eisenberg talvez seja jovem demais e Javier Bardem e Jeff Bridges foram premiados muito recentemente. James Franco também é bastante jovem, mas seu trabalho impressionante em "127 horas" já o alçou a categorias maiores dentro da indústria e isso deve bastar por ora.
MELHOR ATRIZ - Esse é o ano de Natalie Portman, dizem por aí (e sua atuação em "Cisne negro" comprova a teoria). Grávida, linda e talentosa, é pouco provável que não saia vitoriosa no dia 27 de fevereiro, a não ser que resolvam premiar Annette Bening ("Minhas mães e meu pai") por seu histórico de derrotas somado a seu trabalho excelente. Nicole Kidman deve ficar feliz por estar retornando à lista das atrizes levadas a sério. Michelle Williams é a representante do cinema indie por "Blue Valentine" e Jennifer Lawrence é a grande revelação do ano, mas não deve levar nada.
MELHOR ATOR COADJUVANTE - A ausência de Andrew Garfield ("A rede social") surpreendeu muita gente, mas é pouco provável que Christian Bale perca a estatueta por seu trabalho em "O vencedor". A inclusão do sempre convincente Mark Ruffalo ("Minhas mães e meu pai") e John Hawkes ("O inverno da alma") foram as grandes novidades da categoria. Jeremy Renner, de "Atração perigosa", completa a lista.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - Provavelmente a categoria menos previsível da noite. Melissa Leo levou o Golden Globe por "O vencedor", mas a crítica já premiou Jacki Weaver por "Reino animal". Helena Bonham-Carter pode se beneficiar do efeito-"O discurso do rei" e Amy Adams é uma nova queridinha da Academia. Digamos que é a categoria onde tudo pode acontecer.
MELHOR ROTEIRO - "A rede social" deve ganhar fácil o prêmio na categoria dos adaptados, mas a estatueta de roteiro original promete ser uma briga entre "O discurso do rei" e "A origem". Se a justiça prevalecer, dessa vez Nolan sai com um Oscar nas mãos... Mas pedir justiça no Oscar talvez seja utópico demais...
Enfim, essas são minhas previsões. Veremos o que nos reserva a noite de 27 de fevereiro.