0

OSCAR 2017 - ATRIZ COADJUVANTE

Posted by Clenio on 18:01 in ,
Eis um motivo para se comemorar. Depois do ano passado, quando a Academia recebeu duras críticas a respeito de sua insensibilidade quanto à diversidade racial em suas escolhas para disputar o Oscar, os eleitores parecem ter resolvido por a mão na consciência e dar o devido valor a artistas até então relegados a um injusto segundo plano. Pela primeira vez na história do prêmio, por exemplo, três atrizes negras disputam a estatueta de atriz coadjuvante - e todas elas estão no páreo por mérito próprio, com atuações dignas de vitória. Ainda que nesta categoria exista uma grande favorita, tudo pode acontecer, afinal qual seria a graça da cerimônia sem uma ou outra surpresa?

VIOLA DAVIS - Uma das maiores atrizes em atividade no cinema americano - e na televisão, haja visto o sucesso e os prêmios da série "How to get away with murder" - Viola Davis é praticamente uma certeza , uma vez que já arrebatou as estatuetas do Golden Globe e do Sindicato de Atores por seu desempenho visceral em "Um limite entre nós", em que interpreta a forte e dedicada esposa de Denzel Washington. Indicada pela terceira vez - as anteriores foram por "Dúvida" (2008) e "Histórias cruzadas" (2011), como coadjuvante e protagonista, respectivamente - Davis tem ainda a vantagem de ser uma atriz muito querida pelos colegas, o que sempre ajuda a desequilibrar a balança na hora H.

NAOMIE HARRIS - Depois de ter participado de dois filmes de James Bond - "Skyfall" (2012) e "Spectre" (2015) - e de ter sido a esposa do líder sul-africano Nelson Mandela no filme estrelado por Idris Elba em 2013, Naomie Harris mostrou um lado bem mais intenso de seu talento na pele de uma mãe viciada em drogas no poderoso "Moonlight", que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar da carreira. Premiada pelo National Board of Review, Harris é um dos destaques do filme de Barry Jenkins, e sua dobradinha com Mahershala Ali (favorito ao Oscar de ator coadjuvante) é explosiva em cena. Sua vitória não seria nada injusta, mas é pouco provável.

NICOLE KIDMAN - Indicada pela quarta vez ao Oscar - e vitoriosa na categoria principal por "As horas" (2002) - a bela Kidman está irreconhecível mais uma vez em "Lion: uma jornada para casa". Na pele da mãe adotiva do protagonista, um menino indiano afastado da família, Kidman demonstra força e fragilidade em doses equilibradas, sendo a base de algumas das mais emocionantes sequências do filme de Garth Davis. Às vésperas de completar 50 anos e dividindo sua carreira em produções elogiadas e algumas bombas assumidas, ela poderia dar um novo gás à sua trajetória com uma nova vitória, mas suas chances são bem pequenas.

OCTAVIA SPENCER - Vencedora do Oscar de coadjuvante por seu desempenho um tanto caricato em "Histórias cruzadas" (2011), Spencer conquista sua segunda indicação graças à força do elenco de "Estrelas além do tempo", onde interpreta uma das mulheres negras responsáveis pelos avanços dos EUA na corrida espacial dos anos 60. Ironicamente, ela é a menos brilhante das três atrizes principais do filme - Taraji P. Henson e a cantora Janelle Monáe estão bem melhores em cena - mas conquistou a atenção dos eleitores desde que foi indicada ao Golden Globe, na mesma categoria. Uma nova vitória é uma possibilidade bem pequena.

MICHELLE WILLIAMS - Uma das atrizes mais consistentes de sua geração, a ex-estrela da série adolescente "Dawson's Creek" chega à sua quarta tentativa de levar o Oscar, aos 37 anos de idade. Depois de viver a esposa de Heath Ledger em "O segredo de Brokeback Mountain" (2005), uma mãe de família oprimida em "Namorados para sempre" (2010) e um dos maiores símbolos sexuais do cinema, em "Sete dias com Marilyn" (2011), Michelle Williams chama a atenção em "Manchester à beira-mar", mesmo com pouco tempo em cena. Como a traumatizada ex-mulher do protagonista Casey Affleck, ela arranca lágrimas da plateia com uma interpretação altamente emotiva que contrasta com o minimalismo quase aflitivo de seu colega de trabalho. Se Viola Davis tiver de ser preterida, que seja em favor de Michelle, sempre brilhante em seus desempenhos.

|

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates