0
WAKE UP
Acorda, bebê! Saia já deste útero! Eu sei que aí dentro está quentinho, confortável e silencioso, mas a sua hora de conhecer o mundo chegou... Abra esses olhinhos mínimos pra enxergar tudo que te espera. Essa é a sua mãe... Linda, não? Esse aí orgulhoso e tremendo é seu pai. Não se preocupe, o mundo não é apenas essa sala de parto esterilizada e sem formas definidas. O mundo é enorme, você vai ver... Isso, abra o berreiro, é saudável...
Acorda, menino! Já é hora de ir pra escola! Eu não disse que se ficasse acordado até tarde assistindo a filmes pra adultos ficaria com sono pela manhã? Não adianta resmungar nem se fazer de doente porque já faltou demais esse semestre. Espero que tenha feito direito as lições de casa, não quero mais ouvir reclamações dos professores. E eu quero essa cama arrumada quando sair... Tá me ouvindo? O café está na mesa...
Acorda, acorda, acorda!!! O despertador não tocou e estamos atrasados.... Puta merda, não podemos chegar atrasados senão vamos ser descontados. Já ganhamos uma porcaria, não tem a menor condição de ficarmos com menos dinheiro no final do mês... Pagamos aluguel, esqueceu? Toma banho rápido, depois eu vou... Não fecha a porta do banheiro, enquanto você toma banho eu escovo os dentes. Que cheiro de queimado é esse? Porra, o leite ferveu! Acorda, infeliz!!!
Benzinhoooooo... dormi como um anjo e você? Hum, que carinha de sono é essa? Ah, finalmente um sorriso... Não mereço um beijo de bom dia? Nossa, pra quem estava dormindo pesadamente há meio minuto você bem que se animou, hein? Nossa, todo mundo acordou junto com você... Será que temos tempo, amor? Eu sei que é cedo, mas por mim a gente ficava aqui a manhã toda. A vida toda? O que você quer dizer com isso? Que caixa é essa? Meu Deus, isso deve ter custado uma fortuna...
Acorda, pai, a mãe já está chamando. Não quero chegar tarde no jogo senão o treinador me põe na reserva e eu prometi fazer um gol pro maninho que vai chegar. Você quer que eu traga uma xícara de café pra você acordar melhor? Depois do jogo a gente pode ir comer algodão-doce na praça? Pai, por que você está sempre com sono?
Não adianta fingir que está dormindo, nós vamos ter essa conversa nem que eu tenha que falar sozinha. Faz anos que faço isso, mesmo... Anos que você não me escuta, não me surpreende, não se importa comigo. Isso, finge que está dormindo, é só o que você vem fazendo nos últimos anos: dormir, até mesmo com os olhos abertos.
Papai, acorda... daqui a pouco a mamãe chega com o tio Marcelo e eu não quero que ela pense que você dormiu o fim-de-semana todo. Eu sei que não devo falar que a gente saiu com a tia Magali ontem, mas e se escapar? Você acha que ela vai brigar comigo? Ou com você? Ou com o mano? Acho melhor não falar nada, então... Ih, papai, o interfone está tocando, acho que eles chegaram.
Acorda, deixa eu abrir essas janelas, fazer entrar um pouco de ar. Faz mais de duas semanas que você não sai dessa cama, já ultrapassou todos os limites. Acabou acabou, fazer o que? Não é seu primeiro relacionamento, até parece criança! Sim, ela foi embora, sim, ela te trocou por alguém mais jovem. Mas e daí? A vida continua. Chega, levanta já daí, vamos dar uma corrida, que tal? Conhecer umas novas mulheres... Se não levantar agora dessa cama eu juro que te jogo um balde de água gelada.
Isso são horas de ainda estar dormindo? Que avô mais preguiçoso eu fui arrumar pro meu filho... E ainda roncou a noite toda. Devo estar com mais olheiras que vampiro de filme mudo... Dormindo ao meu lado um bebê de seis meses e no outro quarto um pai que ronca feito um trovão!! Quem quer dormir agora sou eu!
Dormindo em plena primeira comunhão do neto? Que vergonha! Ainda bem que o coitadinho não viu, senão até imagino a desolação... O que tem feito agora, depois de aposentado? Aposto que dorme o dia inteiro... Eu sei que estou sendo desagradável, me desculpe. Só acho que podia aproveitar tanto tempo livre pra ficar mais perto das crianças. Você sabe como elas crescem rapidamente!
Vovô, acorda! Acorda, vovô! Não quero mais brincar disso. Faz um tempão que você está aí, deitado no chão, parece que nem está mais respirando... Se você não levantar agora eu vou chamar o papai! Vovô... vovô...