5

O ÚLTIMO EXORCISMO

Posted by Clenio on 13:50 in
O problema quando um filme ousa ser diferente e fugir dos padrões vigentes é que nunca faltam imitadores com menos talento - e o que é ainda pior, sem senso de timing. Já faz dez anos que '"A bruxa de Blair" estreou nos cinemas, fazendo um barulho ensurdecedor com sua mistura de documentário, ficção, terror e muita, mas muita divulgação na Internet. De lá pra cá fomos obrigados a presenciar verdadeiros fiascos cinematográficos que se apoiavam no estilo do filme. Algumas vezes boas surpresas acontecem, como "REC", que ganhou refilmagem americana e sequência e até mesmo "Atividade paranormal" (outro que também teve continuação). Acontece que a estética descoberta (???) já há uma década já deu o que tinha que dar e, apesar do sucesso de bilheteria de um filme como "O último exorcismo", é preciso muita paciência e boa-vontade para chegar ao final de seus 80 minutos de projeção. Câmera na mão, entrevista com as personagens, narração em off... tudo isso definitivamente já cansou.

O protagonista de "O último exorcismo" é o pastor Cotton Marcus (interpretado até que com competência por Patrick Fabian), um homem cético que vive de fazer pregações entusiásticas a seus fiéis e, eventualmente, praticar exorcismos pelo país. O maior segredo de sua vida é o fato de ele não acreditar nem um pouco no que faz - ou seja, não acredita nem em Deus nem no Diabo - e ganha dinheiro às custas de pessoas desesperadas. Para provar que está certo em sua ideia de que não existe possessão demoníaca, ele aceita levar uma equipe de documentaristas para testemunhar uma de suas viagens. No interior do país, a adolescente de 16 anos Nell Sweetzer (Ashley Bell, também bastante interessante como atriz) está sendo vítimas de estranhos incidentes e seu pai acredita que é caso de um exorcismo. Cotton e a equipe vão até a fazenda da família e, apesar de fazer o seu show particular (com seus instrumentos teatrais) alguns acontecimentos inexplicáveis levam o pastor a acreditar que há algo além do corriqueiro acontecendo no lugar.

Não dá pra negar que a história de "O último exorcismo" é intrigante e que o filme tem clima e algumas cenas muito bem construídas (além dos sustos essenciais ao gênero), mas quando se aproxima do final, o filme de Daniel Stamm transforma-se no samba do crioulo doido, onde misturam-se abuso sexual, magia negra e um desfecho absurdo. Definitivamente mais um exemplar descartável do gênero.

Mais cinema em www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

|

5 Comments


Ah, Clênio, não tenho a mínima vontade de ver este filme. Talvez quando sair em DVD eu até pense no caso...

Abs.


Adoro demonios, claro que no sentido ficcional!! Mas tua critica me desmotivou!

Vi o sofrivel "Vampiros que se mordam" achando que seria uma boa satira! Que ilusão!!!

Bom voto! Bjs


Olá Clenio,

Sou leitor do Lennys' Mind e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Lennys' Mind.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Lennys' Mind, na seção "Mind's Parceiro".

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com


Te 'selei' no meu blog!

Passa lá para pegar!!

Bjs!!

http://eopedefeijao.blogspot.com/2010/10/selando-amizades.html


Esse filme é uma perda de tempo. Um desperdício de um formato que, geralmente, assusta as pessoas. E achei o final meio clichê.

Abraço!

http://brazilianmovieguy.blogspot.com/

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates