1

OSCAR 2013 - APOSTAS E TORCIDAS

Posted by Clenio on 21:46 in


É amanhã. A partir das 22h (horário de Brasília) as atenções de todos os cinéfilos do mundo estarão voltadas para Los Angeles, onde acontece a entrega do Oscar. Como acontece todo ano, provavelmente na segunda-feira vai estar todo mundo esbravejando contra alguma injustiça e aplaudindo alguma surpresa boa - coisas que acontecem sempre. O bom da festa desse ano é que, apesar de algumas cartas marcadas, a indefinição ainda é muito grande em várias categorias. Como todo bom fã de cinema que sou resolvi abrir meus palpites e torcida nas categorias principais. Só pra constar, mesmo...

MELHOR FILME - É impressionante como a Academia conseguiu. Tendo nove chances de indicar filmes bons não foi capaz de arrumar nem meia dúzia que realmente valham a pena e sejam mais do que produtos com mais hype do que qualidade. É o caso do intolerável "Indomável sonhadora" - que virou mania depois do Sundance, mas é uma chatice inominável e maniqueísta - e do tenebroso "Os miseráveis", que só confirma que Tom Hooper é um dos diretores mais medíocres a ganhar um Oscar por décadas (ele levou a estatueta pelo tedioso "O discurso do rei"). Entre os indicados também estão o apenas bonitinho "O lado bom da vida" - cuja chuva de indicações diz mais sobre o poder dos irmãos Weinstein ex-Miramax do que sobre seus méritos artísticos - o poético "As aventuras de Pi", de Ang Lee e "A hora mais escura", polêmico trabalho de Kathryn Bigelow. O austríaco "Amor" encontrou merecido lugar entre os finalistas, mas não deve ganhar, infelizmente, por ter mais chances na categoria de filme estrangeiro. "Django livre" é Tarantino em sua pura essência, pro bem e pro mal - mas merece a estatueta bem mais do que "Lincoln", tratado como obra-prima, mas que não passa de uma boa propaganda de seu protagonista: Spielberg criou um filme lindamente fotografado, mas chato do início ao fim. Tudo leva a crer que a disputa será entre esse petardo político e sonolento e o empolgante "Argo" - que só não tem ainda mais chances de vencer porque inexplicavelmente deixaram Ben Affleck de fora da competição por melhor diretor (e incluiram David O. Russell, de "O lado bom da vida", vai entender). Aposto e torço por "Argo", no mínimo porque seria lindo mostrar a Spielberg que, por melhor cineasta que ele seja, filmes chatos são filmes chatos sempre.

MELHOR DIRETOR - Já que Ben Affleck não está no páreo, tudo indica que Steven Spielberg irá papar seu terceiro troféu (depois de "A lista de Schindler" e "O resgate do soldado Ryan", prêmios muito justos, diga-se de passagem). Ang Lee disputa por "As aventuras de Pi" e seria um prêmio simpático. Que o universo nos poupe de ver David O. Russell e Benh Zeitilin subindo aos palcos. Minha torcida é para Michael Haneke - porque ele é, de longe, o melhor diretor dos cinco indicados.

MELHOR ATOR - Daniel Day-Lewis é aposta certa por seu trabalho no papel-título de "Lincoln". O único trabalho masculino realmente capaz de lhe tirar o prêmio (por merecimento e não por outros motivos menos nobres) é de Joaquin Phoenix, em "O mestre", mas acho pouco provável que a Academia vá deixar de prestar a terceira homenagem a Day-Lewis - que se tornará, então, recordista na categoria principal. Bradley Cooper, Hugh Jackman e Denzel Washington são coadjuvantes de luxo. Não gosto muito de Phoenix, mas tirar o Oscar de um filme tão enfadonho quanto "Lincoln" me deixaria bem feliz.

MELHOR ATRIZ - Até há pouco tempo muita gente apostava em Jessica Chastain, por sua atuação em "A hora mais escura", que lhe deu até um Golden Globe. As forças do filme de Kathryn Bigelow foram esmaecendo com o passar dos meses e hoje a chatinha Jennifer Lawrence tem maiores chances de sair vitoriosa por seu trabalho bom mas não genial em "O lado bom da vida", mais um exemplar da força da máquina dos irmãos Weinstein em Hollywood. É injusto Lawrence ganhar sem que Bradley Cooper também saia vencedor, pois o filme é um trabalho de dupla, mas se Reese Witherspoon ganhou por "Johnny & June" sem que Joaquin Phoenix tenha saído vencedor, as possibilidades de Lawrence por as mãos na estatueta são grandes. Atriz superestimada, Lawrence corre o risco de ver sua carreira sofrer com um prêmio tão importante tão cedo, mas isso não é problema nosso. Adoro Naomi Watts em "O impossível" - um dos mais injustiçados desse ano - e tenho asco de Quvenzhané Wallis, a menininha cuja atuação foi forjada na edição de "Indomável sonhadora". Sonho dourado: Emmanuelle Riva com o Oscar nas mãos.

ATOR COADJUVANTE - Páreo duro. Todos os concorrentes já tem estatuetas anteriores e é difícil saber o que se passa nessa categoria. Christoph Waltz abocanhou o Golden Globe, mas Tommy Lee Jones foi escolhido pelo Screen Actors Guild. Alan Arkin não fez nada de tão espetacular em "Argo". Robert De Niro merece um gás na carreira e o papel em "O lado bom da vida" parece, no mínimo, uma boa desculpa para seu merecido ressurgimento. Mas torço por Philip Seymour Hoffman e sua assombrosa atuação em "O mestre". A aposta, porém, fica com Tommy Lee Jones e sua eterna cara de quem comeu e não gostou.

ATRIZ COADJUVANTE - Anne Hathaway fez um arrastão e levou todos os prêmios do ano e promete ser barbada também amanhã por seu desempenho no chatonildo "Os miseráveis". Ela merece, mais por ser a dona da única cena realmente honesta do filme do que por outras razões. Ana Maria Bahiana, crítica respeitadíssima, diz que ouviu rumores de que Sally Field pode surpreender por seu trabalho banhado no melodrama em "Lincoln" - tomara que sejam apenas rumores, porque Field exagera muito na sua interpretação. Helen Hunt é tão protagonista de "As sessões" quanto John Hawkes e Amy Adams ("O mestre") e Jacki Weaver ("O lado bom da vida") estão indicadas por cota. Torço e aposto em Anne Hathaway.

ROTEIRO ORIGINAL - Quentin Tarantino já foi eleito pelo Golden Globe por "Django livre", mas perdeu o prêmio do Sindicato para "A hora mais escura". A disputa vai ficar entre esses dois, com "Amor" correndo por fora. "O voo" e "Moonrise kingdom" tem pouquíssimas chances. Minha torcida e aposta vão para "Django", que deve ficar apenas com essa estatueta.

ROTEIRO ADAPTADO - "Argo". Sem mais. É, de longe, o melhor dos cinco e tem ganho prêmios a granel. Mais uma forma de compensar o esquecimento de Ben Affleck na categoria de diretor.

FILME ESTRANGEIRO - Às vezes acontece de um filme estrangeiro levar várias indicações e na hora H, perder o prêmio principal por questões estranhas. Aconteceu com "O labirinto do fauno" e "O fabuloso destino de Amelie Poulain", recentemente. Mas minha torcida e minha aposta ainda estão do lado de "Amor", de Michael Haneke. Merece todo o auê que despertou.

|

1 Comments


Lendo os comentários depois do Oscar... ahhh... sabe que foi muito bem? Eu só acertei em alguns.

E o melhor de tudo é saber que nossa opinião coincide.

Quanto ao esquecimento de Ben Affleck por direção... achei muita injustiça.. mas pelo menos esfregou o Oscar na cara de todo mundo quando subiu ao palco pra pegar o melhor filme! Melhor coisa pra mim...

Bjoooo
zukm.t

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates