6

ADEUS À "TI TI TI"

Posted by Clenio on 21:22 in
Quando a Globo anunciou o remake de "Ti Ti Ti", uma das novelas preferidas da minha infância, confesso que fiquei desolado: por que cargas d'água estragar o que já havia sido tão bem feito? As coisas pareciam piorar com a notícia de que tramas de "Plumas & Paetês" outra novela do grande Cassiano Gabus Mendes seriam inseridas na história dos dois costureiros rivais vividos com propriedade por Luiz Gustavo e Reginaldo Faria em 1985. No entanto, com o final da adaptação de Maria Adelaide Amaral que foi ao ar hoje, preciso me retratar publicamente: apesar de alguns tropeços (fato normal com qualquer produto de televisão aberta), a novela foi um sucesso absoluto, tanto de audiência quanto de crítica. Amaral - que já havia escrito a regravação de "Anjo mau", em 1997 - conseguiu atualizar a história de Cassiano, mantendo seu bom-humor e alternando momentos cômicos e românticos. Segue agora os cinco maiores acertos e os cinco pecados da novela que vai deixar saudades aos fãs de uma boa diversão.

OS ERROS

1. ALEXANDRE BORGES - O marido de Júlia Lemmertz já provou inúmeras vezes que é um ator talentoso, mas errou feio na composição de seu Jacques Léclair. Borges carregou nas tintas de um humor exagerado e sempre sem graça nenhuma. Ao lado de Juliana Alves, protagonizou os momentos mais enfadonhos da história.

2. SOPHIE CHARLOTTE - A única coisa boa em Sophie Charlotte é Malvino Salvador! Péssima atriz e defendendo uma personagem antipática e chata ao extremo, ela atrapalhou não só a vida de Desirée (Mayana Neiva) e Jorgito (Rafael Cardoso) mas do público em geral. Sua parceria com Daniela Escobar nos capítulos finais acentuou sua absoluta falta de talento.

3. GUILHERME WINTER - Era pra ser uma disputa acirrada entre Renato e Edgar (Caio Castro) pelo amor de Marcela (Ísis Valverde), mas a apatia de Winter - um ator bonito mas sem muita expressão - prejudicou o que poderia ter sido uma baita briga. Felizmente Maria Adelaide Amaral fez a escolha certa em seu final e, além de salvar Marcela da morte (destino da personagem em "Plumas& Paetês") uniu-a de vez com Edgar e encontrou um novo par para Renato (a chatinha Debora Falabella, que nunca mais acertou depois da Mel de "O Clone").

4. COADJUVANTES VERGONHOSOS - Um erro crasso dessa nova versão foi a inclusão, em seu elenco, de alguns nomes muito fracos, que atrapalharam várias vezes o desenvolvimento da história. Juliana Paiva criou uma Valquíria insossa (diferentemente da interpretação de Malu Mader na primeira versão) e Carolina Oliveira provocava vergonha alheia com sua Gabi (cuja história com o Pedro do ótimo Marco Pigossi esvaziou-se provavelmente por sua nulidade dramática).

5. O ATROPELO NOS CAPÍTULOS FINAIS - Apesar de ter mantido um ritmo excelente nos primeiros meses da novela, a autora quase tropeçou na pressa no último mês de exibição. Além de promover um exagero de triângulos amorosos, forçou a barra em inventar um Victor Valentin de verdade (interpretado por um Nuno Leal Maia bastante deslocado) e arrumar um par romântico para cada personagem da história. Carinho pelos filhos tem limite!!!!

OS ACERTOS

1. CLÁUDIA RAIA - É impossível negar que a maior estrela de "Ti Ti Ti" foi Cláudia Raia. Linda e engraçadíssima, Jaqueline Maldonado roubou todas as cenas em que apareceu, disparando as melhores frases e referências da novela, além de ter criado uma personagem inesquecível em seu desvario. Raia provou mais uma vez seu grande talento: alguém conseguia lembrar que ela também foi a Donatela de "A favorita" há pouquíssimo tempo??

2. MURILO BENÍCIO - Ao contrário de Alexandre Borges, que errou feio com seu Jacques Léclair, Benício deitou e rolou com seu Ariclenes (ou Victor Valentin). Incentivado pelo diretor Jorge Fernando, o ator improvisou em cena, divertindo até mesmo os colegas e seu humor contagiou a todos. Era impossível não perceber o clima alto astral entre Murilo e seus comparsas Rodrigo Lopez (hilariante), Elizângela, Dira Paes e Malu Mader (que não está envelhecendo bem e raramente conseguia segurar o riso diante das loucuras do colega...)

3. ÍSIS VALVERDE & CAIO CASTRO - É preciso reconhecer que Ísis Valverde conseguiu se superar, ao criar uma Marcela forte e determinada, deixando pra trás a chata Camila de "Caminho das Índias". Heroína absoluta da trama, ela ainda criou uma química impecável com Caio Castro, que, por sua vez, também surpreendeu a todo mundo com um trabalho extremamente convincente. Ísis e Caio calaram a boca daqueles que duvidavam de sua capacidade de protagonizar uma novela. Dizem por aí que estão juntos na vida real. Julgar quem há de?

4. HOMOSSEXUALIDADE - Maria Adelaide Amaral fez um gol de placa ao tratar com delicadeza e leveza o tema da homossexualidade sem parecer didática ou panfletária. A história de amor entre Julinho (André Arteche) com Osmar (Gustavo Leão) e posteriormente com Tales (Armando Babaioff) foi contada de maneira sutil e respeitosa - ao público conservador e aos maiores interessados, a plateia GLS. Ver, no horário das sete, um homem dizer ao outro que o ama é mais importante do que esperar um beijo de língua no horário das nove. E isso que nem estou falando da relação de amor e respeito entre Julinho e sua "sogra" Bruna (Giulia Gam), religiosa fervorosa que não apenas o aceitou como amou-o como a um filho.

5. REFERÊNCIAS E HOMENAGENS - Além de unir "Ti Ti Ti" e "Plumas & Paetês", Maria Adelaide Amaral fez diversas homenagens a seu mentor Cassiano Gabus Mendes. Fizeram participações especiais na trama Luiz Gustavo (como Mário Fofoca de "Elas por elas"), Vera Zimermann (como a Divina Magda de "Meu bem, meu mal"), Eva Todor (como a Kiki Blanche de "Locomotivas") e Marília Pêra (como Rafaela Alvaray de "Brega & Chique"). Além disso, outras referências a novelas e autores globais foram notadas - caso de "Fera radical" e Manoel Carlos - e fomos presenteados com nomes há muito distantes da TV como Katia D'Angelo e Vera Gimenez (que fizeram sucesso nos anos 70 graças a seus trabalhos em "Anjo mau"). Uma ótima ideia realizada com sutileza e discrição. Parabéns à equipe.

Infelizmente a partir de segunda-feira seremos obrigados a aguentar uma trama que mistura dinossauros e robôs... Minhas noitinhas estarão livres por uns bons meses...

|

6 Comments


Naum assistir a novela,mais adorei os 5 erros e acertos.
Nas poucas vezes qe assitir,achei bem chata confesso,achava tbm JAcques Léclair,quando ele fazia aquela caa mais sem graça do mundo,super extremanente sem graça.
e como naum assistir,gostei de ler esse pequeno "resumo"
Da hora teu blog heim.
parabéns.
Seguindo certo,me segue ai tbm.
http://hiphopactivistface.blogspot.com/
abçs
@Ativista2


Não acompanhei muito, mas Claudia Raia já está eternizada com essa personagem! rs Inesquecível!


Chega de tricotadas, tudo que tem um começo tem um fim. Rs!

Não assisti tudo, mas algumas partes com Borges, Raia e Benício foram engraçadinhas. HA!

Daqui alguns anos...Canal Viva!

Abs.
RODRIGO


Clênio
Eu não consegui acompanhar a novela mas me dediquei a colocar uma SUSI TI TI TI na minha coleção.
Fiquei frustrado de não ter assitido RAFAELA ALVARAY em Ti ti ti; meu Deus! Eu amei Brega & Chique: Rafaela, Rosemary (Glória Menezes), Montenegro (Nanini), Herbert (Jorge Dória e, depois da plástica, Raul Cortez). Vou deixar a dica à Globo de um remake de Brega & Chique.
Abs


não vejo novela...

Copyright © 2009 Lennys' Mind All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates