2
OSCAR 2010 - SAÍRAM OS INDICADOS
Posted by Clenio
on
16:05
in
CINEMA
Hoje, dia do anúncio dos indicados ao Oscar é a segunda data mais importante do ano praqueles que, como eu, são fãs do cinema hollywoodiano (a primeira é a cerimônia de entrega do dito prêmio, este ano marcado para dia 07 de março). A maior novidade deste ano é o aumento do número de concorrentes a melhor filme (de cinco pulou para dez, alteração essa com a justificativa de dar chance a filmes mais comerciais de figurarem na seleta lista, o que eu acho uma falácia, se levarmos em consideração que o favorito à estatueta é "Avatar", que recentemente tornou-se a maior bilheteria da história.)
Logicamente não vi todos os indicados (e nem pretendo, uma vez que reitero meu boicote a "Avatar" e filmes como "Distrito 9" não me chamam a mínima atenção). Mas não vou deixar de dar meus palpites nas principais categorias, levando em conta o que li, ouvi e assisti nos últimos meses. Vamos lá.
FILME - Dos 10 indicados eu assisti a apenas 2 ("Amor sem escalas" e "Bastardos inglórios") e qualquer um deles que se consagrasse vencedor seria, na minha opinião, uma decisão justa dos eleitores. Mas é o filme-evento "Avatar" que aparentemente surge como o mais provável vencedor. Dentre os candidatos dessa categoria ando curioso em relação a "Uma educação" (com roteiro do escritor Nick Hornby), "Preciosa" (um filme independente muito elogiado), "Um homem sério" (novo filme dos irmãos Coen) e "Um sonho possível" (mais pra conferir o trabalho de Sandra Bullock do que por interesse na trama).
DIRETOR - O mais divertido será ver a disputa entre um ex-casal. James Cameron (de "Avatar") e Kathryn Bigelow (de "Guerra ao terror") já foram casados e são considerados os favoritos da categoria. Bigelow é recém a quarta mulher a ser indicada ao Oscar de direção (seguindo Lina Wertmuller, Jane Campion e Sofia Copolla), mas mesmo tendo vencido o prêmio do sindicato de diretores não deve ter grandes chances contra o ex-marido. Se dependesse de mim, Quentin Tarantino subiria ao palco graças a seu trabalho sensacional em "Bastardos inglórios". Jason Reitman (de "Amor sem escalas") e Lee Daniels (de "Preciosa") completam a lista.
ATOR - Dizem que o trabalho de Jeff Bridges em "Coração louco" é a atuação de sua vida. Levando em consideração que sua carreira é longa e repleta de excelentes performances, só isso já bastaria para lhe dar o Oscar. O Golden Globe e o SAG apenas aumentaram suas chances. Morgan Freeman ("Invictus") e George Clooney ("Amor sem escalas") já tem estatuetas em casa e Colin Firth ("Direito de amar", estreia do estilista Tom Ford como diretor) parece ser o azarão. Jeremy Renner (de "Guerra ao terror") pode surpreender, mas é pouco provável.
ATRIZ - Sandra Bullock levar um Oscar seria mais ou menos a primeira trombeta do Apocalipse a soar, mas a julgar pelos prêmios que a estrela de "Miss Simpatia" vem arrebanhando por sua atuação em "Um sonho possível" talvez este dia esteja mais próximo do que nunca. Concorrer com Meryl Streep (por "Julie & Julia") nem chega a ser empecilho, uma vez que a veterana atriz - que merece uma terceira estatueta há anos - é indicada praticamente por qualquer filme que faz. Um prêmio para Streep seria justíssimo, mas ela teria que deixar pra trás não só Bullock (premiada no Golden Globe e no SAG Awards) como também as elogiadas Carey Mulligan (de "Uma educação") e Gabourey Sibide ("Preciosa") e a já vencedora do Oscar Helen Mirren (por "A última estação").
ATOR COADJUVANTE - Christoph Waltz hipnotiza qualquer um com seu trabalho impecável em "Bastardos inglórios" - e quando digo todo mundo incluo aí os jurados do festival de Cannes e os eleitores do Golden Globe e do SAG Awards. Sendo assim, sua vitória é quase certa e amplamente merecida. Talvez seu concorrente mais próximo seja o veterano Christopher Plummer (que vive o escritor russo Tolstoi em "A última estação"), sendo que os demais indicados são Matt Damon ("Invictus"), Woody Harrelson ("O mensageiro") e Stanley Tucci (impressionante já no trailer de "Um olhar do paraíso").
ATRIZ COADJUVANTE - Talvez a categoria menos óbvia dentre as principais. Mo'nique (de "Preciosa") vem sendo a vencedora nas premiações recentes, mas enfrenta a concorrência da ótima Anne Kendrick ("Amor sem escalas", que também indicou Vera Farmiga na mesma categoria). Concorrem também Maggie Gyllenhaal ("Coração louco") e a figurinha carimbada das últimas edições do Oscar Penelope Cruz (por "Nine"), que é provavelmente o azarão entre as cinco indicadas.
Até o dia 07 de março pode ser que eu mude de ideia a respeito de algumas das previsões / torcidas ao Oscar 2010. Mas elas já estão aí....